O criador de pássaros: Artesão reproduz aves regionais em escultura e impressiona

Passeando pela Praça da Bolívia, num domingo de feirinha,  manhã ensolarada,  clima quente, alegre e colorido, nada melhor que aproveitar o começo do dia rodeado de gente alto astral, muita arte, comida boa, bebidas refrescantes, num evento delicioso que acontece todo primeiro domingo do mês, das 9h às 14h, na respectiva praça. A feirinha é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Passeando pela Praça da Bolívia, num domingo de feirinha,  manhã ensolarada,  clima quente, alegre e colorido, nada melhor que aproveitar o começo do dia rodeado de gente alto astral, muita arte, comida boa, bebidas refrescantes, num evento delicioso que acontece todo primeiro domingo do mês, das 9h às 14h, na respectiva praça.

A feirinha é um excelente lugar para encontrar os amigos, degustar uma gastronomia múltipla, comprar coisas diferentes, ver uma variedade impressionante de produtos autorais, artesanais e orgânicos, você também encontra pessoas e histórias para se prestar atenção.

Entre dezenas de barracas, incontáveis pessoas circulando pela praça, um singelo artesanato chama atenção pela sensibilidade e beleza das esculturas que retratam pássaros regionais. É uma criação tão especial e que mexe com nossa memória afetiva, que é impossível não chegar e perguntar o valor.

“Eu adoro passarinhos, meu pai criava. Tenho uma casa que eu coloco comida e eles vão lá comer, fico encantada.  E o trabalho dele (o artesão) é muito bonito esteticamente, tem cores bem vibrantes, muito bem feito. Na hora que vi, me lembrou do meu pai”, revela Jacy Curado, cliente que comprou dois passarinhos enquanto fazia esta matéria.

O criador de pássaros: Artesão reproduz  aves regionais em escultura e impressiona
Cada passarinho tem o nome escrito embaixo (foto: Leandro Marques)

“Eles passarão, eu passarinho…”

O criador dos passarinhos é o artesão e escultor  Rodrigo Mendes, que também trabalha com cerâmica e tem a fauna pantaneira como inspiração. Vendo o avô fazendo araras e outros bichos usando cimento, ele foi influenciado e também cria seus próprios tucanos, jacarés e onças. Um dia ele reparou num bem-te-vi que visitou sua casa e daí veio a ideia de reproduzi-los também.

“Foi meio que por acaso, já reproduzia jacaré, onça, tucano, aí um dia vi um bem-te-vi em casa e quis reproduzir. Ele ficou um tempo guardado, mas aí eu tirei a forma pra fazer um tucano e sobrou material e resolvi fazer os bem-te-vis, começou a ter bastante  saída, aí vieram os outros passarinhos “, conta o artesão.

O criador de pássaros: Artesão reproduz  aves regionais em escultura e impressiona

O criador de pássaros: Artesão reproduz  aves regionais em escultura e impressiona
Os passarinhos. Reparem nos detalhes, parecem reais (fotos: Leandro Marques)

Na feirinha da Praça da Bolívia, Mendes já está há quatro anos. Ele veio a primeira vez trazendo a mãe, Lucilene Mendes, para expor seus crochês e, na semana seguinte, levou os passarinhos.  As lindas peças, que chegam a ser poéticas também,  são comercializadas por apenas R$ 5,00 (mas baratas que uma cerveja!). Te surpreendeu também?

“É porque  eu ganho pela quantidade. Como é forma, não tenho trabalho pra modelar um por um. Coloco eles na forma, aí eu trabalho a pintura. E tem que ser barato porque se eu coloco um preço muito alto, vende pouco e num vou ganhar”, justifica.

Apesar do preço de cada passarinho estar muito abaixo do alto valor que o artista imprime em seu trabalho, não tem como não ficar feliz ao levar pra casa uma variada coleção de esculturas diferentes. Reconhecer e valorizar um artesão por seu trabalho também é uma forma de pagamento não material que podemos oferecer a quem se dedica à arte.

Rodrigo Mendes não tem nada na internet, instagram, site, nada. Ele pode ser encontrado através do telefone 67 99323-1531

 

(Ah! Levei pra casa um Bem-te-vi e um Sanhaço Azul. Lindos!)

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida