A quarta temporada do Guia Negro Entrevista chega ao Youtube do Catraca Livre tendo a negritude como protagonista. O programa traz bate-papo com personalidades negras de diferentes áreas que contam suas trajetórias, falam de questões raciais e dão dicas culturais. O programa é apresentado pelo jornalista sul-mato-grossense Guilherme Soares Dias, que está radicado em . Em ano de e de intensificação dos movimentos #blacklivesmatter a pergunta feita para todos os entrevistados “afinal, o que é ser um corpo negro no mundo?” mostra-se urgente e necessária.

São dez episódios que vão ao ar a cada quinta-feira. A entrevista de estreia é com o e diretor Antonio Pitanga, que fala da necessidade do Brasil ter a segunda abolição. Também estão entre os convidados a empresária e consultora de diversidade Luana Genot; o poeta Akins Kintê; a professora Vera Eunice de Jesus, filha da escritora Carolina Maria de Jesus; a cantora Margareth Menezes; o senador Paulo Paim (PT/RS); a cantora MC Soffia e sua mãe e empresária Kamilah Pimentel; a chef camaronesa Melanito Biyouha; as cantoras Linn da Quebrada e Jup do Bairro.

Negritude é protagonista de programa no Youtube de jornalista de MS
O campo-grandense Guilherme Dias, mode on (foto: divulgação)

O programa mostra a diversidade e a pluralidade dos entrevistados que discutem temas diversos como , política, , música, cultura, além das complexidades do racismo. Nas três primeiras temporadas, com dez episódios cada, o Guia Negro Entrevista já conversou com as cantoras Leci Brandão, Luedji Luna, o ator Fabrício Boliveira, a criadora da Feira Preta Adriana Barbosa, a empresária e influenciadora Ana Paula Xongani, entre outros.

O Guia Negro Entrevista tem em sua equipe somente pessoas negras. O programa é apresentado pelo jornalista Guilherme Soares Dias, também responsável pelo roteiro. A produção e é feita por Heitor Salatiel. A direção fica a cargo de Rodrigo Portela. As artes são desenvolvidas por Iago Reiz e as charges por Felipe Carvalho. A trilha foi desenvolvida especialmente para o programa por Boris Reine-Adélaide. A produção independente tem a Terra Preta Produções como realizadora.

Confira o programa de estreia: