Março Lilás: Entenda a importância do exame na prevenção do câncer de colo de útero
Além do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, este mês também é marcado pela campanha do Março Lilás sobre a conscientização da importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero. Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer apontam que o câncer de colo uterino é o terceiro tipo mais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, este mês também é marcado pela campanha do Março Lilás sobre a conscientização da importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero.
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer apontam que o câncer de colo uterino é o terceiro tipo mais comum, ficando atrás do câncer de mama e colorretal e o segundo mais recorrente entre as mulheres. A maioria das mulheres atingidas por este tipo de câncer tem entre 25 e 49 anos.
A realização de exames regularmente é a melhor forma de prevenção, segundo especialistas. A paciente deve procurar um médico assim que iniciar a vida sexual. Na rede pública, os exames são feitos quando a mulher atinge a idade em que tem maior incidência da doença, já na rede particular, a indicação é que ele seja realizado todo ano.
Quando o HPV (Vírus do Papiloma Humano), propagado por contato sexual, não está encubado no organismo, se transforma no câncer. Ou seja, a rotina médica é essencial para acompanhar uma possível evolução do vírus.
Segundo Cezar Augusto Vendas, médico oncologista da Unimed Campo Grande, esse tipo de câncer é facilmente identificado.
“O câncer de colo de útero é facilmente identificável por um exame ginecológico associado a coleta de um papanicolau (o exame chamado de preventivo). Ele é assim chamado devido a capacidade de identificar lesões chamadas de “precursoras”, ou seja, lesões que caso não sejam tratadas irão evoluir para um câncer de colo uterino. A prevenção é feita com a detecção precoce de lesões precursoras (as chamadas “NICs).”
Ainda conforme o profissional, além do exame preventivo, existem outros dois tipos específicos de exame para identificar a presença do vírus HPV no organismo. A captura híbrida que pode identificar até 18 tipos de HPV e o exame da proteína C reativa (PCR).
As mulheres que já iniciaram as relações sexuais devem ficar atentas aos sintomas que são: dor abdominal, dor na relação sexual, sangramento intermitente e corrimento com odor. O tratamento pode ser feito via radioterapia, quimioterapia ou a histerectomia e a retirada do útero, dependendo da evolução.
A prevenção é feita através da vacina e o uso de preservativos. “Câncer de colo uterino está diretamente ligado a infecção pelo vírus HPV, medidas como uso de preservativo e vacina de HPV na população alvo (meninas e meninos antes do contato com o vírus) podem reduzir a doença. Toda mulher após início de sua vida sexual deve realizar anualmente o exame preventivo a fim de identificar lesões precursoras e tratá-las”, afirma o oncologista.
Em 2014, o Ministério da Saúde implantou no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacinação para meninas de 9 a 13 anos de idade. A partir de 2017 a vacina contemplou também as meninas de 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Últimas Notícias
Indústria sucroalcooleira tem vagas abertas em diversas funções no interior de MS
Alcoolvale S/A Álcool e Açúcar tem oportunidades de trabalho nas áreas administrativa, industrial, agrícola e de manutenção
Tempestade em Campo Grande adia abertura oficial da Cidade do Natal
Abertura estava agendada para esta sexta-feira foi adiada para amanhã (14)
Ana Castela fala pela 1ª vez sobre término com Gustavo Mioto: “peço compreensão”
Cantora usou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (13) para se pronunciar
Preso por assalto a motociclista em Corumbá é encontrado morto em cela
Quatro presos da unidade devem ser ouvidos para prestarem esclarecimentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.