Manual do folião: confira dicas para ‘sobreviver’ até o fim do Carnaval

Com a folia com data marcada para acontecer em Campo Grande, os foliões já se preparam para aproveitas as festividades e blocos de rua que vão acontece entre o sábado (22) e a terça-feira (24). Caminhadas, exposição ao sol e às chuvas característica do verão, alimentação desregrada, consumo exagerado e álcool e poucas horas dormidas. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Minamar Junior / Arquivo Midiamax)
(Foto: Minamar Junior / Arquivo Midiamax)

Com a folia com data marcada para acontecer em Campo Grande, os foliões já se preparam para aproveitas as festividades e blocos de rua que vão acontece entre o sábado (22) e a terça-feira (24).

Caminhadas, exposição ao sol e às chuvas característica do verão, alimentação desregrada, consumo exagerado e álcool e poucas horas dormidas. Para que isso seja amenizado, especialista dá dicas para um manual do folião.

A nutricionista funcional e integrativa, Luanna Caramalac Munaro, orienta que os moradores que pretendem ir curtir a folia no feriado, precisa se preparar antes, durante e depois da maratona de bloquinhos.

Se preparando para a folia

Neste período que antecede o Carnaval, é importante manter uma alimentação “de verdade”, ou seja, com menos embalados e mais descascados, orienta Luanna.

“É imprescindível para garantir disposição e energia. A dica é investir em uma dieta rica em carboidratos complexos como a mandioca, batata, inhame, arroz integral, aliada a fontes de proteínas, como ovos, carne vermelha, frango e peixes, bem como vegetais, legumes e frutas; além de beber muita água para se manter hidratado”, disse.

Durante os bloquinhos

A nutricionista destaca que durante os bloquinhos, a alimentação não pode ficar de lado. “É preciso apostar em alimentos práticos como as frutas, mix de castanhas, lascas de coco seco fresco, que é rico em gorduras boas, vitaminas e minerais”, disse.

Além disso, é nesta fase que a saúde precisa ser mais focada. “É importante se manter hidratado para a curtição, em especial, aqueles que irão consumir bebida alcoólica”, afirmou Caramalec.

Fim do Carnaval: e agora?

Quando o Carnaval chegar ao fim, será nesse momento em que o folião poderá se sentir inchado por conta do consumo de álcool e, portanto, deve-se comer alimentos hídrica com sucos detoxificantes, que ajudam o fígado a eliminar as toxinas.

“Dentre eles, destacam -se o suco verde à base de couve com limão ou maçã. Vale adicionar gengibre, que acelera o metabolismo e ajuda a oxidar gorduras, além de acrescentar salsinha; um diurético natural. O suco de frutas vermelhas também atua de forma benéfica no organismo”, classificou a nutricionista.

Luanna também orienta os foliões a ingerir morangos, mirtilo, amora, cúrcuma e água de coco natural tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Outras opções são os chás de cavalinha e de hibisco para quem não é gestante ou não pretende engravidar.

A nutricionista ainda ressalta a importância de associar estes alimentos à prática de atividade física, bem como manter a manutenção do sono para uma excelente recuperação pós feriado.

Conteúdos relacionados