Lives de Gusttavo Lima e outros artistas são criticadas por Sociedade Brasileira de Pediatria

Na última sexta-feira (17), a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) divulgou uma carta pública destinada ao cantor Gusttavo Lima e demais artistas brasileiros sobre as condutas inadequadas nas lives transmitidas por eles na plataforma do YouTube. No texto, a entidade ressalta “a missão e responsabilidade social dos ídolos nacionais de influenciar a população, especialmente cri…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na última sexta-feira (17), a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) divulgou uma carta pública destinada ao cantor Gusttavo Lima e demais artistas brasileiros sobre as condutas inadequadas nas lives transmitidas por eles na plataforma do YouTube.

No texto, a entidade ressalta “a missão e responsabilidade social dos ídolos nacionais de influenciar a população, especialmente crianças e adolescentes, com atitudes positivas”. Na avaliação da SBP, tais condutas são prejudiciais à saúde e perigosas, “uma vez que a tendência do público é naturalizar e reproduzir o comportamento dos artistas que possuem ampla notoriedade”.

A sociedade pede que produtores de conteúdo (cantores, atores, músicos, escritores, atletas, entre outros) estejam atentos à reprodução de práticas danosas à saúde, sobretudo o consumo de álcool e tabaco durante suas apresentações ao vivo.

Neste sábado (18), o jornalista Leo Dias escreveu em sua coluna no UOL sobre as regras ditadas pelo YouTube em relação às transmissões ao vivo dos artistas. “A maior plataforma de vídeo do mundo, pertencente ao Google, que simplesmente domina a internet, passou a ditar regras de comportamento para o Brasil, no melhor estilo Trump”, aponta Leo

Segundo ele, “ninguém sabia das regras ou nunca foram colocadas em práticas”, como: a restrição de exposição de marcas, a proibição de beber em cena, e a questão da propaganda de produtos que só podem ser consumidos para maiores de idade.

“Nada como atacar o mentor de tudo: Gusttavo Lima. (…) Afinal, as lives tiraram da TV audiência, relevância e ineditismo. Do dia para a noite, as emissoras passaram a exibir reprises, e a internet chegou a níveis que ela só alcançaria daqui a cinco anos. O mercado publicitário se voltou para a internet e chega a pagar quase 500 mil para anunciar na live de Gusttavo. Isso gera um rombo nas emissoras de televisão”, continua o jornalista.

Mais lives 

Neste domingo (19), mais transmissões ao vivo vão acontecer. Os destaques ficam por conta da dupla Henrique e Juliano, fazendo sua primeira live oficial solo, e também com o Rei Roberto Carlos, que comemora seus 79 anos com um show especial.

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas