Junho também é o Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade
Além de abrigar o Dia dos Namorados, junho também é o Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade. Somente no Brasil, são 8 milhões de casos, ou seja, aproximadamente 1 em cada 5 casais tem problema para engravidar. Dados do IBGE apontam que as mulheres estão deixando a gravidez para cada vez mais tarde por terem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além de abrigar o Dia dos Namorados, junho também é o Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade. Somente no Brasil, são 8 milhões de casos, ou seja, aproximadamente 1 em cada 5 casais tem problema para engravidar.
Dados do IBGE apontam que as mulheres estão deixando a gravidez para cada vez mais tarde por terem outras prioridades, como investimento na profissão e a dificuldade de encontrar o parceiro ideal.
Com o passar dos anos, a diminuição progressiva da fertilidade acaba sendo natural. “A fase mais fértil da mulher acontece na faixa dos 25 aos 30 anos. Após esse período, é normal a diminuição da produção e da qualidade dos óvulos”, afirma Fernando Prado, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana, responsável médico da Clínica Neo Vita.
Para um casal ser considerado infértil é preciso estar tentando engravidar, sem o uso de nenhum método contraceptivo, pelo período de 12 meses. Se a gestação não acontecer naturalmente, é hora de procurar ajuda de um especialista.
Alguns fatores podem colaborar para o desenvolvimento da infertilidade como doenças sexualmente transmissíveis, menopausa precoce, além de efeitos colaterais de tratamentos oncológicos.
“A doença tubária, por exemplo, decorrente de DSTs é responsável por praticamente 25% dos casos de infertilidade conjugal”, complementa o especialista.
A endometriose também representa 10% dos casos da infertilidade feminina.
“A doença é diagnosticada pelo crescimento anormal do revestimento interno do útero. Geralmente começa com lesões superficiais, facilmente tratáveis, mas pode evoluir para quadros graves que atingem os ovários e intestino”, explica.
De acordo com o último estudo da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, cerca de 60% das mulheres afetadas pela endometriose conseguirão engravidar. Mesmo com todo esse cenário, nem sempre a dificuldade de engravidar ocorre por causa da mulher.
“Em números pode-se dizer que 40% dos casos de infertilidade é responsabilidade da mulher e 40% do homem. Os outros 20% não possuem causas definidas”, enfatiza Prado.
Nos homens a causa mais comum de infertilidade está relacionada a baixa contagem e qualidade de espermatozóide. Há históricos também em que a varicocele, doença que interfere na drenagem do sangue dos testículos, interfere na fertilidade masculina.
Muitos casos de infertilidade estão sendo solucionados com o avanço dos tratamentos de reprodução assistida como a fertilização in vitro. “Mesmo assim a idade da mulher continua sendo fundamental para o bom prognóstico e sucesso na gestação”, finaliza.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.