Que tal mostrar experiências físicas, curiosidades sobre energia elétrica e outras várias informações super curiosas e intrigantes pra galerinha aí da sua casa? Pensando nas criançada de e nos passeios em família, a leva o Espaço Energia para o Plaza. A iniciativa terá início nesta sexta-feira, 10, e fica até 19 de janeiro, funcionando de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.

A proposta é criativa e super interativa. Quem passar pelo espaço, passará por uma imersão sobre o assunto energia elétrica. Os experimentos de física, maquetes educativas e os simuladores de realidade virtual estarão à disposição, gratuitamente, para quem é curioso e gosta de aprender, juntamente com os monitores que explicam detalhadamente como funciona cada equipamento.

Diversão e conhecimento: iniciativa leva experiências eletrizantes para criançada
Curioso e divertido, é uma experiência para família inteira (foto: divulgação)

São eles:

Bicicleta geradora de energia com realidade virtual 3D: o simulador propõe um tour diferente pelas ruas e avenidas de , durante o percurso é possível enxergar como é distribuída a energia elétrica desde o poste de luz até o cabeamento que chega às residências.

Princípio da pilha: com esse equipamento é possível medir a corrente elétrica que cada pessoa conduz no momento da medição como se fosse uma pilha humana. As duas placas de metais diferentes fecham o circuito, realizando a medição da corrente corporal. É umas das atrações que mais chamam a atenção do espaço.

Gerador de Van der Graaff: é o experimento queridinho das crianças e adolescentes, que deixa todo mundo de cabelo em pé. Como o aparelho está isolado da terra, acaba sendo eletrizado com cargas da mesma polaridade e que, consequentemente, se repetem, fazendo os cabelos da cabeça levitar.

Comparador de consumo de lâmpadas: é possível comparar o consumo de energia elétrica entre as lâmpadas incandescente, fluorescente compactas e as de LED – considerada a mais econômica.

Diversão e conhecimento: iniciativa leva experiências eletrizantes para criançada
(foto: divulgação)

A máquina de Wimshurst: pertence a uma classe de Máquinas Eletrostáticas de alta tensão. A ideia desse experimento, cheio de engrenagens, é mostrar a geração de cargas elétricas por meio do fenômeno da indução eletrostática, muito utilizado nos laboratórios de físicas por todo o mundo.

Globo de plasma: visualiza as cargas de energia elétrica no quarto estado físico da matéria. Tudo acontece com a união do gás de argônio com a bobina de alta tensão. Como o corpo humano é um condutor de energia elétrica, ao tocar o globo de plasma, que é transparente, é possível que a energia elétrica formada acompanhe o toque humano.

Programação 

– Norte e Sul Plaza: Período de 10 a 19/01/2020
– Pátio Central Shopping: Período de 24/01/2020 a 02/02/2020

Programação Interior – :

– Avenida Center Shopping: Período de 07 a 16/02/2020

Serviço:

Espaço Energia Itinerante no Shopping Norte Sul Plaza
De 10 a 19 de janeiro. Segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, das 12h às 20h.
O shopping está localizado na Av. Ernesto Geisel, 2.300, no Bairro Jóquei Club.