Dia do Nutricionista: Professora dá dicas de alimentação saudável para fortalecer imunidade na pandemia
Neste período de pandemia, em que “prevenção” é a palavra-chave para impedir a disseminação do coronavírus, é natural que a preocupação com a saúde aumente, principalmente para pessoas que integram os chamados grupos de risco. É importante lembrar nesta segunda-feira (31), em que é celebrado o Dia do Nutricionista, a importância da alimentação como aliado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste período de pandemia, em que “prevenção” é a palavra-chave para impedir a disseminação do coronavírus, é natural que a preocupação com a saúde aumente, principalmente para pessoas que integram os chamados grupos de risco. É importante lembrar nesta segunda-feira (31), em que é celebrado o Dia do Nutricionista, a importância da alimentação como aliado no combate ao Covid-19.
Idosos, diabéticos, hipertensos e portadores de insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica são mais suscetíveis ao vírus e, por isso, necessitam fortalecer o sistema imunológico. Segundo especialistas, uma alimentação saudável, embora não seja suficiente para combater a doença, tem um importante papel no aumento da imunidade, ampliando assim as chances de defesa do organismo.
Danielle Miron, coordenadora do curso de Nutrição da Uniderp, ressalta a importância de fazer uma dieta à base de alimentos fonte de vitamina C. “Goiaba, laranja, acerola, kiwi e limão. O consumo de boas fontes de proteínas, como ovos, frango e carnes magras, também é recomendado, além de alimentos com fibras e probióticos, que ajudam no trato do intestino, local onde encontram-se a maior parte das células do sistema imunológico” explica.
As oleaginosas como castanhas, amendoins e nozes, de acordo com a especialista, também são recomendadas, pois contém zinco e selênio, que são antioxidantes e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico. O consumo de saladas, legumes e vegetais, que oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, também são dicas importantes.
Além da alimentação, Danielle chama atenção para a qualidade do sono, que afeta diretamente a imunidade. “É necessário dormir bem e reduzir os níveis de estresse para melhorar a imunidade. Há opções interessantes de chás que podem ajudar a relaxar, como camomila, cidreira e erva doce”, completa a professora.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.