Depois de anos dedicada às salas de aula, a professora e escritora Ana Maria Bernardelli lança nesta quinta-feira (17) o livro “Na Trilha das Formigas”, que reúne diversos poemas que tratam de temas atemporais e universais, como emoções, sentimentos, dúvidas e leituras de mundo. O lançamento será realizado em formato , a partir das 19 horas, no estacionamento da OAB.

“Eu trabalhei como professora durante 48 anos, então não tinha tempo de parar para focar nisso. Nos poucos momentos que tinha eu ia escrevendo e guardando, brinco que são poemas de gaveta”, conta a autora. O título se relaciona com a persistência das formigas, que não desistem mediante os obstáculos que encontram no caminho.

Autora Ana Maria Bernardelli lança livro de poemas 'Na Trilha das Formigas' nesta quinta
(Foto: Divulgação, Raquel de Souza)

“Sempre gostei das formigas, sempre observei o trabalho coletivo delas e sua persistência para chegar até chegar ao formigueiro. Elas não se abatem e vão em frente mesmo que o fardo seja muito maior do que seu peso”, explica Ana Maria.

Segundo a autora, os poemas escolhidos se dividem entre o interiorismo, quando se volta para dentro em uma autoanálise, e o exteriorismo, quando busca fazer uma leitura dos outros. A natureza e seus elementos como o mar, as estrelas, a lua e as árvores aparecem como personagens dos poemas, que podem ser lidos e entendidos por qualquer apreciador de bons versos.

Outro diferencial do livro é que não são poesias românticas, mas sim indagações sérias do nosso papel no mundo, como afirma Raquel Naveira, escritora e membro da Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na apresentação da obra. “Sentimos na mulher/poeta Ana Maria Bernardelli uma força guerreira quase viril. Não há sentimentalismos ou derramamentos nessa de lutadora, de quem ‘sabe da violência humana'”.

“Em ‘Na trilha das formigas', caminhos e alvos que tecem os limites da condição humana, a interioridade subjetiva do indivíduo e o caráter substancial da vida, a força e o objeto das múltiplas interatividades que nos cercam, são sondados no recinto dos poemas, com os olhos da razão”, define Rubenio Marcelo, poeta e secretário-geral da ASL, no prefácio da obra.

Serviço

O lançamento drive-thru do livro “Na Trilha das Formigas” será realizado amanhã, dia 17 de setembro, a partir das 19 horas no estacionamento da OAB, na Avenida Mato Grosso, 4700. A aquisição do livro será feita sem a necessidade de sair do veículo e seguindo todos os protocolos de biossegurança.