Mais de 400 arquivos de suplementos culturais literários produzidos pela ASL ( Sul-Mato-Grossense de Letras) agora estão disponíveis via internet. Dentre os materiais encontram-se crônicas, contos, poesias, trechos de livros, entre outras escritas feitas por acadêmicos da ASL que trazem a literatura regional.

Além de entreter e propor ricas viagens a novos mundos, o suplemento literário também retrata um período marcado por importantes fatos históricos, incluindo a criação de e a origem de várias cidades, como a Ponta Porã dos guavirais, a dos bororós e as monções de Corumbá.

“Antes da internet, o acesso à informação não era, digamos, tão democrático. A forma de comunicar era outra, quando os meios de massa principais eram a televisão, o rádio e a mídia impressa; hoje, vivemos um novo tempo com o acesso à web”, explica o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o escritor acadêmico Henrique Alberto de Medeiros Filho.

Segundo Rubenio Marcelo, um dos responsáveis pela elaboração do Suplemento Cultural, além de trazer notícias sobre a literatura em âmbito estadual e reflexões sociais abordando temas como a importância do estudo literário nas escolas, “a página histórica do Suplemento Cultural constituiu-se, ao longo do período, uma ferramenta para ajudar a vencer a inanição cultural que ainda assola parcela significativa das comunidades”.

Entre os inúmeros autores e temas que os leitores vão descobrir ao buscar os Suplementos Culturais no site da ASL, há destaque para – que ocupou a cadeira de número 1 da Academia – e sua maneira peculiar de escrever sobre a natureza pantaneira. Também há Ulysses Serra, acadêmico autor de “Camalotes e Guavirais”, um dos fundadores da ASL, é reconhecido como motivador desta popularização da literatura ao ter tido a iniciativa da criação da Academia, isso muito antes da chamada “produção de conteúdo”, característica inerente da era digital.

O endereço para acesso é www.acletrasms.org.br, no menu Matérias > Suplemento Cultural.