A partir de terça: Mostra de Cinema enaltece o Samba e tem entrada “0800”
Carnaval se aproximando, já é possível sentir o cheirinho de folia cada vez mais perto. O que seria de toda essa festividade sem o Samba? Quase nada, né? O Samba é o estimulante de toda essa alegria e será homenageado na Mostra de Cinema e Samba – Salgue o Cinema com Saudade, realizado pelo Museu […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Carnaval se aproximando, já é possível sentir o cheirinho de folia cada vez mais perto. O que seria de toda essa festividade sem o Samba? Quase nada, né? O Samba é o estimulante de toda essa alegria e será homenageado na Mostra de Cinema e Samba – Salgue o Cinema com Saudade, realizado pelo Museu da Imagem e do Som – MS, Estúdio Tranze e Liga das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca). As sessões começam a partir desta terça-feira, 11, e vai até quinta-feira, 13, com exibições sempre às 19h, com entrada franca. Ah, todos os filmes têm classificação livre, leve quem você quiser!
Toda essa festividade e alegria que o carnaval transmite tem sua importância tanto para a cultura brasileira, nossas tradições, como para o fomento da economia nacional, além de levar milhares de foliões a loucura nesses dias. Os filmes retratam várias vertentes e olhares; o samba, também símbolo de resistência, imprescindível para essa festa popular.
PROGRAMAÇÃO
No dia 11/02 será exibido o filme Rio, Zona Norte que narra a trajetória de um sambista carioca e as agruras da vida de um típico brasileiro, que vê no samba a inspiração para retratar um pouco de sua vida e/ou narrar o que o mesmo vê e sente.
O filme trata sobre o samba de raiz e as dificuldades dos compositores anônimos que, muitas vezes, são trapaceados por pessoas que lucram sobre os direitos autorais. Protagonizado por Grande Othelo, o longa é uma das preciosidades do cinema Brasileiro.
Já em 12/02, tem Damas do Samba dirigido por Suzanna Lira. O filme enaltece a presença feminina no carnaval e reforça que a participação delas foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje.
Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força.
Encerrando mostra com chave de ouro, dia 13/02, é a vez do documentário Cartola – Música para os Olhos, contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores. Os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.
Serviço: A Mostra de Cinema e Samba – Salgue o Cinema com Saudade que acontece de 14 a 13 de fevereiro no Mis, sempre às 19h com entrada de graça. O Museu da Imagem e do Som (MIS) está localizado na Av. Fernando Correia da Costa 559, no terceiro andar.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Campo-grandense que enganou Exército por 30 anos terá que devolver R$ 3,2 milhões
Se passou como filha de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial
Bioparque Pantanal realiza evento global de observação de aves
O Bioparque Pantanal realiza o Big Day, evento global que reúne grupos em todo o mundo para a observação de aves, neste sábado (12). Trata-se da terceira vez que o local recebe os participantes no Parque das Nações Indígenas. Os observadores terão desafios como identificar aves em diferentes níveis de dificuldade, compartilhar uma foto da…
Missões internacionais dizem que eleições ocorreram de forma ordenada
Os representantes do Parlasul reconheceram que o pleito ocorreu de forma pacífica
1,1 mil celulares apreendidos em presídios de MS são entregues a alunos de escolas públicas
Dispositivos passam por rigorosa verificação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.