Professor de MS começou como açougueiro e lança livro de poesias autorais
Trabalho, paixão pelo que faz e perseverança são os pilares que nos levam ao sucesso. Assim foram os anos do professor Renato Novaes
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Trabalho, paixão pelo que faz e perseverança são os pilares que nos levam ao sucesso. Assim foram os anos do professor Renato Novaes, anhanduiense de 23 anos, que começou a vida profissional trabalhando em um açougue, depois em um mercado e agora lança seu primeiro livro de poesias autorais, “Poemas Sobre Tudo e Trechos”, no próximo dia 29 de novembro em Anhanduí.
Além da realização pessoal, o professor conta que outra de suas motivações para escrever a obra foi incentivar a nova geração para semear futuros novos escritores através da leitura, já que os jovens estão cada vez mais conectados em mídias sociais e deixando de lado essa parte tão importante.
“Além de ser um sonho que estou realizando, busco também incentivar essa nova geração a prática da escrita, ao gosto pela leitura e, principalmente, formar grandes cidadãos. A felicidade está nas coisas simples da vida”, conta o professor.
Renato conta em entrevista ao Jornal Midiamax que começou a escrever poemas ainda aos 10 anos de idade. Apesar de não tocar nenhum instrumento, sempre gostou muito de música e prestava atenção nas letras, verdadeiras poesias. Uma das primeiras influenciadoras da escrita, e futuramente da profissão, foi a professora do ensino fundamental e médio. O poeta até acrescentou no livro uma poesia em homenagem à inspiração.
“Renato se inicia nessa vereda de encantamentos que é o mundo das poesias e certamente será um caminho para a vida toda. Um caminho onde a palavra é o principal veículo que conduz a tantos olhares e leituras que transformam mundos em cenários lúdicos e coloridos que se chamam poemas e poesias”, comenta a poetisa Maria Claudia Pinto.
A trajetória pessoal de Renato não foi tão fácil quanto aparenta, mas foi fundamental para o escritor perseverar em seu sonho. Cresceu na roça no interior do MS, e como o pai sempre trabalhou em fazenda, mudaram para a cidade quando começou o ensino médio. Na escola, sempre se destacou pelo gosto pela leitura e facilidade para produzir textos e poemas.
Já trabalhou em açougue e até mercado, o último conciliando trabalho e estudo até concluir a graduação em Letras. Agora em 2019, leciona há dois anos em Anhanduí e em uma extensão que fica cerca de 50 km da cidade.
Para o sonho de lançar um livro ser concretizado, o jovem contou com uma ajuda de mais de 400 amigos durante uma ação comunitária no dia 20 de outubro para arrecadar dinheiro para a publicação da obra. Entre as inspirações, o jovem diz se basear em acontecimentos cotidianos, frases, datas e pessoas especiais.
O livro, que compartilha conhecimentos do autor com as novas gerações de alunos nas escolas locais sobre assuntos do cotidiano através de poemas e poesias, será lançado no dia 29 de novembro, no Salão Paroquial em Anhanduí. Mais informações pelo telefone (67) 9800-7725 ou pelo Instagram @renato_novaes95.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Governo da Bolívia acusa apoiadores de Evo Morales de sequestro de 200 soldados
O ministério não identificou os grupos, nem explicou como os soldados foram sequestrados
Assaltantes aplicam mata-leão e roubam homem que caminhava no Centro de Campo Grande
Após o crime, polícia saiu à procura e prendeu os suspeitos
Juiz da Geórgia rejeita ação do Partido Republicano sobre entrega pessoal de cédulas
Ação foi movida pelo partido de Donald Trump na sexta-feira à noite
Ucrânia: agência de inteligência militar diz que 7 mil norte-coreanos estão próximos ao país
Volodymyr Zelensky pediu que seus aliados parem de “observar” e adotem medidas antes que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia cheguem ao front
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.