Pré-história: Museu de Arqueologia do Pantanal será inaugurado em CorumbáCriado para ser um agente de comunicação, fonte de pesquisa, estudo e turismo, o de Arqueologia do será inaugurado na próxima segunda-feira, 25, em – MS, com a exposição permanente “Da pré-história do Pantanal à Colonização Europeia”. Serão expostas mais de 190 peças arqueológicas, que revelam as características dos primeiros habitantes da região pantaneira.

O acervo apresenta uma coletânea representativa da pré-história e da colonização europeia desta região. Contém fragmentos cerâmicos (88.919 unidades), líticos (5.151 unidades), ossos (61.348 gramas), sementes (140 gramas), carvões (2.306 gramas), madeiras (122,4 gramas), conchas (181.337 gramas), contas de colar (3.705 unidades), pontas (65 unidades), pingentes (39 unidades) e cachimbos (12 unidades), provenientes dos sítios arqueológicos e das doações da comunidade local.

A inauguração ocorrerá às 19h30, desta segunda-feira, na sala A9, da Unidade 3 da UFMS/CPAN, com a presença dos dirigentes da UFMS, do diretor do Campus do Pantanal, da coordenadora do Curso de História e dos responsáveis pela organização do Museu de Arqueologia do Pantanal. O museu tem o apoio institucional da Acaia Pantanal, que garantiu os recursos financeiros para viabilizar a montagem da exposição.

Pré-história: Museu de Arqueologia do Pantanal será inaugurado em Corumbá