O que é e como funciona a renovação da bolsa do Prouni?

As bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) são concedidas todos os anos pelo governo federal a estudantes brasileiros que querem cursar o ensino superior, mas não têm como pagar o valor integral das mensalidades. Para participar do processo seletivo é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atender a alguns […]
| 07/03/2019
- 19:22
O que é e como funciona a renovação da bolsa do Prouni?

As bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) são concedidas todos os anos pelo governo federal a estudantes brasileiros que querem cursar o ensino superior, mas não têm como pagar o valor integral das mensalidades. Para participar do processo seletivo é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atender a alguns critérios de renda familiar, além de ter estudando em escola pública ou particular, na condição de bolsista integral da instituição.

O programa também oferta bolsas de estudo a professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e pessoas com deficiência. Nesse caso, ao realizar a matrícula será preciso levar documentos de comprovação da condição. Depois de conseguir o benefício é preciso ficar atento a algumas regras para manter a bolsa. Continue lendo e saiba mais.

Renovação semestral do Prouni

A bolsa do Prouni deve ser atualizada semestralmente, independentemente do regime acadêmico da instituição ser semestral ou anual. Todos os bolsistas devem comparecer à coordenação do Prouni da sua instituição de ensino para assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa. Neste documento, é registrada a autorização para a continuidade da bolsa, caso o bolsista tenha alcançado o rendimento acadêmico mínimo exigido. Saiba como funciona o aproveitamento acadêmico dos bolsistas Prouni.

O que acontece se não renovar a bolsa

No caso da bolsa não ser atualizada no Sisprouni pelo coordenador, ela ficará automaticamente suspensa por ausência de renovação. No entanto, o estudante não perde a bolsa, nem fica devedor durante o período de suspensão.

Bolsa de estudo para faculdade

Quem não se enquadra nos critérios do Prouni ainda pode conseguir uma bolsa de estudo parcial com até 70% de desconto pelo Educa Mais Brasil. Sem necessidade de fazer o Enem e nem comprovar renda, para participar basta acessar o site do programa, escolher a cidade e filtrar pelo curso e instituição de interesse. As inscrições estão abertas durante todo o ano e são realizadas gratuitamente.

 

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil / Géssica Santos

Veja também

Bruna e Xolo estão circulando juntos pelo Brasil há quase 15 dias

Últimas notícias