Começou a ser construída, na semana passada, uma megacidade futurista às margens do Mar Vermelho. Batizado de “Neom”, o projeto do príncipe saudita Mohammed bin Salman começou a receber os primeiros trabalhadores da construção civil e tem previsão para ficar pronto até 2030.

Conforme o portal Olhar Digital, o projeto de US$ 500 bilhões (cerca de R$ 1,9 trilhão) pretende transformar um vilarejo pesqueiro em uma área repleta de resorts de luxo repleta de tecnologias avançadas. Além de robôs de dinossauros, táxis voadores, uma praia que brilha no escuro e até uma lua artificial gigante.

O príncipe saudita explicou que a cidade faz parte da transição para a “Arábia Saudita 2.0”, que nada mais é do que um plano para preparar a economia do reino para a escassez do petróleo no Oriente Médio.

Ainda de acordo com o noticiário brasileiro, além do custo e do fato de muitos investidores estrangeiros considerarem o projeto uma vaidade, o príncipe precisa lidar com questões políticas complexas. Por isso, até que Mohammed bin Salman assuma o trono, a previsão é de incertezas em relação à transição.