Com comidas, danças e artesanatos típicos da cultura indígenas, neste sábado (13) acontece a Feira Cultural de Valorização da Cultura dos Povos Indígenas, no Mercadão Municipal. Promovida pela SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos), o evento começa às 8h e segui durante todo o dia.

A feira integra a Semana da Consciência Cultural dos Povos Indígenas criada pela Lei Municipal 6.172, com a intenção de destacar a importância da cultura dos povos indígenas, visto que a mesma vem se perdendo ao longo do tempo.

De acordo com a Lei, as atividades acontecem a partir de uma semana antes do Dia Nacional do Índio, comemorado dia 19 de abril, com eventos para promover a inclusão e a divulgação da cultura indígena.

Para Ivan dos Santos, coordenador de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas, a semana é muito importante para os povos indígenas por contribuir com uma maior divulgação da riqueza cultural.

“A população se envolve e passa a conhecer melhor a cultura com as apresentações artísticas, a gastronomia e os trabalhos dos artesãos indígenas. Além de ser uma semana dedicada a discussões de suma importância para a população indígena de ”, comentou.

O subsecretario de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Júnior relata que a sanção desta lei e a realização de eventos mostram o comprometimento da atual gestão para oferecer visibilidade às conquistas obtidas. “Entre as conquistas estão o projeto Censo Cidadão, Regularização Fundiária, Projeto Qualifica Mais Indígena e os Jogos Indígena”.