Escritora douradense recebe prêmio nacional e internacional no Paraguai
A escritora cordelista Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, nordestina e residente em Dourados-MS, em reconhecimento por sua trajetória na divulgação da Literatura de Cordel, recebeu o prêmio Nacional e Internacional “TACURÚ PUCÚ DE ORO”, entregue no âmbito do “I Encontro de Literatura Moderna y Congresso Científico Liberoamericano de Educadores”, realizado na cidade de Hernan…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A escritora cordelista Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, nordestina e residente em Dourados-MS, em reconhecimento por sua trajetória na divulgação da Literatura de Cordel, recebeu o prêmio Nacional e Internacional “TACURÚ PUCÚ DE ORO”, entregue no âmbito do “I Encontro de Literatura Moderna y Congresso Científico Liberoamericano de Educadores”, realizado na cidade de Hernandarias Paraguai, entre 4 a 7 de julho de 2019.
O prêmio foi entregue por Rubén Amâncio Rojas Ferreira, prefeito municipal de Hernandarias, na noite de 6 de julho, véspera do aniversário de criação de Hernandarias como distrito, em reconhecimento à carreira Acadêmica, Artística, Literária e Cultural de 50 personalidades e instituições do país e do exterior.
‘TACURÚ PUCÚ’ é o nome de origem da cidade de Hernandarias, situada no Alto Paraná, no Paraguai, há mais de 400 anos. Em homenagem e resgate da origem da cidade de Hernandarias, houve a premiação para escritores e artistas com mais de 20 anos em sua trajetória cultural.
Encantada por Cordéis
Aurineide Alencar utilizou da Literatura de Cordel como um auxiliar no processo de alfabetização. O contato com a leitura começou aos 7 anos, soletrando com a mãe numa Carta de ABC e fazendo os primeiros números da tabuada. Entrou em um Grupo escolar, já alfabetizada e lendo os folhetos de cordéis para o pai, mãe e avós. Da 4ª série em diante passou a estudar na cidade, onde os principais livros que lia sempre foram os livretos de cordéis, os quais fazem parte da cultura nordestina.
A escritora é embaixadora da Paz e adepta da Literatura de Cordel, possui 5 livros publicados (Nas veredas do cordel, Vida em Versos , Mato Grosso do Sul nas Asas do Cordel, Pescador de Cantos e Embrenhando-se em Cordel) e mais de noventa folhetos de cordéis e quinze desafios com a escritora e poetisa: Odila Schwingel Lange, com a qual formou a dupla: Óxente & Tchê.
Participou em mais de quarenta Antologias, nacionais e internacionais, recebendo diplomas e prêmios em muitos concursos literários. Entrou para a Academia de Letras a partir do primeiro livro publicado: Nas veredas do CORDEL, através de Concurso Literário, e se tornou membro efetivo da Academia Douradense de Letras, Academia de Letras do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul e Academia Feminina de Letras e Artes do Mato Grosso do Sul.
Aurineide também é membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni Minas Gerais, Academia de Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte e da União Brasileira de Trovadores de Juiz de Fora Minas Gerais.
“É uma emoção muito grande, pois eu lutei muito, enfrentando muitas vezes o preconceito por estar divulgando uma cultura popular. Hoje eu vejo que valeu muito a pena não ter desistido, assim como algumas pessoas me aconselharam. A Literatura de Cordel agora tem o seu lugar merecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. E é isso que me faz querer continuar levando essa riqueza além de nossas fronteiras”, reiterou a escritora ao Jornal Midiamax.
Notícias mais lidas agora
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
Últimas Notícias
Idoso morre na Santa Casa após cair do cavalo em fazenda na MS-040
Queda ocorreu no último dia 18 de setembro e vítima não resistiu aos ferimentos
Riedel se reúne com nova presidente da Petrobras e confirma continuidade da UFN3
Processo licitatório para continuidade da obra deve ser iniciado em dezembro deste ano
STF recebe duas ações para suspender PEC que limita atuação da Corte
Processos estão sob relatoria de Nunes Marques
GNV vai ficar 1,41% mais barato em novembro, anuncia Petrobras
Empresa aprova ofertas de contratos de gás com diversificação maior
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.