Nesta quinta-feira (26) acontece a edição deste mês do Chá Acadêmico da Sul-Mato-Grossense de Letras, que terá como convidado o médico, escritor e sommelier Ewerton Carvalho, que explorará num bate-papo interativo e descontraído o relevante tema: “Vinho – História e Literatura”.

O palestrante nasceu em (RN) e estudou cardiologia no Rio de Janeiro, onde morou por 25 anos. Radicado em , é vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-MS), com dois romances publicados. Além de palestras, participa de eventos com degustação de vinhos e harmonização gastronômica.

Um dos programas mais tradicionais da ASL, sempre prestigiado por grande presença de público, o Chá Acadêmico, que se realiza com entrada franca na última quinta de cada mês, sempre apresenta na sua abertura uma pauta artística especialmente elaborada, sendo que neste evento terá performances de declamação com dois dos principais nomes regionais desta arte: Aloizio Soares e Evandro Walker, e também música clássica com o ‘DUO de Violoncelos A2'.

Aloizio de Oliveira Soares é nome de referência na arte da declamação estadual, destacando-se pela envolvente impostação vocal e a excelência interpretativa, além da especial memorização. Escreve e divulga suas composições no seu Blog “AloizioDeOlivera”.

Participa como declamador do Curso Arte de Dizer Castro Alves. É professor de Química do Colégio Militar de Campo Grande. Já Evandro Walker é exímio declamador e também referência na arte do dizer poético no Estado. Possuidor de exemplar postura cênica e estilo próprio, é também ator, dublador e poeta, tendo já participado de filme e também integrado o Grupo Palco e Luz, atuando em peças teatrais infantis e adultas.

O ‘Duo de Violoncelos A2' é constituído por Marcelo Geronimo, formado em música pela , chefe de naipe de violoncelo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande; e Henrique Lucena, graduando em Música pela UFMS e chefe de naipe de violoncelo da Camerata de Cordas UFMS. São profissionais que há muito tempo se dedicam à difusão da música de concerto. Com repertório incluindo obras clássicas e populares, o grupo tem objetivo de proporcionar um tipo de espetáculo inédito para muitos, integrar culturalmente cidades do interior de MS e proporcionar o contato direto das pessoas com o violoncelo.

Para o presidente da ASL, o escritor Henrique Alberto de Medeiros Filho, esta edição do Chá Acadêmico cumpre mais uma vez os objetivos estabelecidos pela atual Diretoria para este importante programa, que é a diversificação temática sempre em consonância com os desígnios da literatura.

Já o Secretário-geral da ASL, escritor Rubenio Marcelo – responsável pela Comissão do Chá Acadêmico -, destaca a pauta e o tema da palestra, reiterando que “ao longo dos tempos o vinho tem sido também explorado em prosas e versos significativos da literatura, como por exemplo estes de Fernando Pessoa: ‘não só vinho, mas nele o olvido, deito na taça: serei ledo, porque a dita é ignara'”.

Serviço – Chá Acadêmico da ASL. “Vinho – História & Literatura”. Nesta quinta-feira (26), às 19h30, no auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco). Entrada franca.

(Assessoria)