Após dois dias de desfiles na Praça do Papa, a campeã do Grupo Único de Campo Grande será anunciada nesta Quarta-feira de Cinzas (6). Neste ano, a apuração está marcada para às 17h na Arena do Horto Florestal. A atual dona do título é a Deixa Falar, título inédito conquistado no ano passado.

Na segunda-feira (4), desfilaram pela avenida com estrutura montada pela Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande) as escolas: Associação Herdeiros do Samba, Unidos do Aero Rancho, Cinderela Tradição do José Abrão e Unidos do São Francisco.

Já na terça-feira (5), entraram pela avenida e animaram o público da arquibancada as seguintes escolas de samba: Unidos do Cruzeiro, Catedráticos do Samba, Escola de Samba Deixa Falar, Unidos da Igrejinha e Vila Carvalho. A cobertura dos desfiles e agremiações você confere AQUI e AQUI.

Novo Grupo

A Licenca excluiu o Grupo de Acesso e todas as oito Escolas desfilaram com o mesmo peso em um Grupo Único. Quem receber a menor pontuação dos jurados neste ano, terá uma redução de 30% no valor das verbas repassadas pela Liga à agremiações.

No ano passado, a Liga contava com um Grupo Especial e um Grupo de Acesso, onde estavam as agremiações rebaixadas. Com três escolas concorrendo uma vaga no Grupo Especial, a Unidos do Cruzeiro foi a campeã em 2018 com 260,7 pontos e garantiu seu lugar na elite do Carnaval 2019.

Critérios e Polêmicas

Entre alguns dos critérios de avaliação dos mesários estão: melhor ala das baianas, melhor comissão de frente, melhor bateria, melhor enredo, melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os conceitos podem variar entre 9 e 10, com diferença decimal.

Em 2018, a escola de samba Vila Carvalho não concordou com punições que a deixaram em segundo lugar atrás da campeã, Deixa Falar. A Vila Carvalho perdeu 0,7 ponto por não ter o mínimo de integrantes em algumas alas. Cada integrante a menos acarretava em 0,1 a menos para a agremiação.

A punição gerou confusão ao final da apuração. Seguranças particulares e a Guarda Municipal cercaram a arena para manter a segurança do local depois que torcedores da Vila Carvalho se revoltaram com o resultado e se exaltaram com xingamentos e tumulto.

Os integrantes da Vila Carvalho requisitaram que o resultado oficial do campeão do Carnaval 2018 fosse divulgado só depois da contestação sobre a punição da escola. A Lienca não concordou com o requerimento e confirmou a Deixa Falar como campeã. 

A premiação das escolas campeãs será na sexta-feira (8), às 19h30, em local ainda a ser definido pela Liga.