A história de um atirador que invade uma escola e abre fogo contra crianças, como a tragédia de Suzano na manhã desta quarta-feira (13), já serviu de inspiração para , documentários, livros e músicas. Em 2012 após o massacre em Newtown, onde um homem matou 25 pessoas em um colégio, o hit “Pumped Up Kicks”, da banda Foster The People, chegou a ser impedido de tocar das rádios de Los Angeles.

Tiros em Columbine (2002)

Pumped up kicks: Ataques a tiros em escolas são tema de filmes e até músicas

Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.

Elefante (2003)

Pumped up kicks: Ataques a tiros em escolas são tema de filmes e até músicas

Inspirado na tragédia de Columbine, o filme narra a história aparentemente comum de todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

Precisamos Falar Sobre o Kevin (2003)

Pumped up kicks: Ataques a tiros em escolas são tema de filmes e até músicas

O livro, que depois virou filme, conta a história de um massacre escolar pelo olhar da mãe do atirador. A personagem relembra o passado do filho, Kevin, ao mesmo tempo em que convive com a culpa por aquilo que ele se tornou. Cerca de 8 anos depois, o romance foi adaptado para as telas do cinema e, ao ser exibido no Festival de Cannes 2011, causou desconforto na plateia com o tema pesado sobre violência nas escolas.

Jeremy (1991)

Um dos maiores sucessos da banda Pearl Jam teve a letra baseada em duas histórias reais. A primeira, sobre o garoto de 16 anos que havia se matado com um tiro na frente dos colegas de classe, no Texas, por vingança pelas torturas que sofria na escola. A segunda tem inspiração em um colega do cantor que atirou em seus companheiros de colégio. “Me lembro claramente/ da perseguição ao garoto/ Parecia uma sacanagem inofensiva/ Mas nós libertamos um leão”, diz parte da letra.

Pumped up Kicks (2010)

Nesta canção, o vocalista do Foster The People, Mark Foster, confessa ter se inspirado no massacre de Columbine para escrever a letra, que narra a visão dos atiradores no momento do ataque: “todas as crianças com seus tênis da moda / é melhor correrem mais rápido que uma bala”.