MidiaMAIS

Aos 21 anos, campo-grandense leva a Croácia ao Campeonato Mundial de Barbeiros

O campo-grandense Jonas Wanderley Chaves da Cruz, de 21 anos, representará a Croácia no Campeonato Mundial de Barbeiros no próximo domingo (4).

Carlos Yukio Publicado em 01/08/2019, às 07h00 - Atualizado em 02/08/2019, às 09h35

None
Aos 21 anos, campo-grandense leva a Croácia ao Campeonato Mundial de Barbeiros

O campo-grandense Jonas Wanderley Chaves da Cruz, de 21 anos, representará a Croácia no Campeonato Mundial de Barbeiros no próximo domingo (4) em Lisboa, Portugal. Um campeão de cada uma das 10 nações participantes será escolhido o grande vencedor. O prêmio é de R$50 mil e um cinturão com pedras de ouro.

Jonas começou no mundo da barbearia aos 17 anos aqui em Campo Grande, para ajudar a mãe e a renda familiar. Nos 4 anos seguintes estudou sobre as técnicas de cortes e barba, mas frisa que o principal caminho para o destaque foi o aprendizado diário com outros barbeiros e a inspiração em vídeos do Instagram e Youtube. Ele também trabalhou na Barbearia A Banca, uma das principais do Mato Grosso do Sul.

https://www.instagram.com/p/Bp2xZuaHXS5/

Depois de se consolidar no cenário de Campo Grande, começou a divulgar seus trabalhos principais através do Instagram com o nome de @brazilbarber, que deu a ele projeção internacional. Tanto que em Maio de 2019 surgiu a oportunidade de mudar para a cidade de Zadar, cidade de 60 mil habitantes na Croácia, à trabalho na barbearia Mr. Razor.

“Sempre viajava entre São Paulo e Campo Grande para buscar uma barbearia boa para trabalhar em busca do sucesso e de uma vida melhor. Mudar para Croácia, o que foi uma decisão difícil, mas busquei minha resposta em Deus e fui, mesmo sem falar inglês ou croata, mas vou me virando com o jeitinho brasileiro” contou Jonas em entrevista ao Jornal Midiamax.

https://www.instagram.com/p/B0YCmNDHUoL/

A partir daí, veio o o convite de levar a Croácia pela primeira vez ao Mundial. O dona da barbearia Mr. Razor, Ivan Mišković, reitera que em tais competições o esperado é a qualidade excepcional de cortes de cabelo, velocidade, comunicação com os clientes, mas também limpeza e muitas coisas que devem ser feitas no menor tempo possível.

“No local, nos será dado exatamente o que precisamos fazer. Na maior parte são os penteados modernos que os jovens usam hoje, e com isso vai a edição da barba completa”, diz Ivan.

View this post on Instagram

Trampo louquíssimo do meu irmão @ilustramentos!

A post shared by Jonas Brazil (@jonasbrazil) on

“Estou muito feliz por representar de alguma forma Campo Grande, porque no Brasil o pessoal não olha muito para o Mato Grosso do Sul, é mais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. Então, fico muito feliz porque sinto saudade. A cultura aqui é bem diferente, tem seus prós e contras”, destacou Jonas.

Jonas compete com 10 países, entre eles o Brasil, Peru, Estados Unidos, Itália, França e Portugal, no próximo domingo (4). Apenas os três primeiros vão para a grande Final. A maior competição de barbeiros do mundo terá como juízes Josh Lamonaca, da Inglaterra, Celso Barber, de Portugal, e Eduardo Muller, do Brasil.

Jornal Midiamax