Verônica Rivas: a professora que, depois de um câncer, AVC e depressão, encontrou na escrita uma saída

Filha de doméstica, Verônica Rivas Dias, começou a trabalhar aos 13 anos como diarista para ajudar com as despesas da casa e comprar materiais escolares.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Filha de doméstica, Verônica Rivas Dias, começou a trabalhar aos 13 anos como diarista para ajudar com as despesas da casa e comprar materiais escolares. Criada pela mãe e pela avó, que trabalhavam como boias-frias para sustentar a família, não teve a figura paterna durante a infância.

Depois de terminar a faculdade, tornou-se professora universitária substituta e também professora de português e espanhol no Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de MS. Hoje, tem Reconhecimento de Saberes e Competência que lhe concede os proventos de doutora. Mas chegar ao topo da carreira não a trouxe a felicidade que imaginava, e sim uma crise existencial que a levou à depressão.

Desenvolveu síndrome do pânico e chegou a pensar em suicídio, ideia que, segundo ela, apenas a fé e o filho de 4 anos impediram.

Em 2015, descobriu um câncer na tireoide. Após duas cirurgias, uma em outubro do mesmo ano e outra em janeiro de 2016, conseguiu controlar a doença. Voltou a trabalhar, mas fora da sala de aula por causa das limitações impostas na voz após o câncer, recuperada com fonoterapia.

À beira da morte

Quando imaginou que voltaria a exercer a função que sempre amou, em 18 de maio de 2017 teve um AVC hemorrágico provocado por um aneurisma cerebral. Após um mês sem poder fazer nenhum movimento brusco sob risco de morte, foi submetida a uma cirurgia para a colocação de um stent, prótese para impedir o entupimento das veias e normalizar o fluxo sanguíneo. Durante a cirurgia, sofreu uma parada cardíaca que a levou a uma experiência de quase morte. Felizmente, recobrou a consciência após a parada cardíaca

“Me vi fora do corpo acompanhando toda a equipe médica tentando me ressuscitar. Comecei a sentir uma dor insuportável no peito, gritava de dor, de repente minhas pernas começaram a gelar e essa sensação começou a subir pelo corpo todo. Quando percebi, tive a impressão que estava flutuando e quando percebi estava ao lado da médica plantonista. Vi meu corpo na cama totalmente imóvel, simplesmente não acreditava no que estava acontecendo”, conta a professora em texto publicado em seu blog Caminho da Superação.

Renascimento

Os acontecimentos que mudaram sua vida, fizeram Verônica perceber que estava nesse mundo para fazer a diferença na vida das pessoas, e não somente para satisfazer os anseios egoísticos ou querer ser melhor em tudo sempre. Decidiu então escrever, mesmo tendo que destruir os muros das sequelas, hemiparesia do lado direito, perda de memória recente, dificuldade de atenção e concentração, um a um.

View this post on Instagram

Entrei em crise existencial depois que já estava bem estabelecida na carreira. Enfrentei momentos de depressão profunda, tive câncer de tireóide e AVC hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma cerebral. Tudo aconteceu de forma sequencial. Acredito que esses acontecimentos servirão de inspiração e motivação para que outras pessoas que estejam enfretando momentos difíceis de saúde, possam superar e transformar suas vidas.

A post shared by Verônica Rivas Dias (@caminho.da.superacao) on

“Imagine para uma professora como era não conseguir segurar um lápis? Foi muito doloroso. Quando comecei a recuperar a parte motora, decidi escrever o que estava vivenciando. Então comecei a cada dia escrever o que estava sentindo no processo de reabilitação como se fosse um diário contando a minha história de superação e cada vitória em relação a cada dificuldade que eu vivenciava, e estou vivenciando após o AVC”, conta Verônica.

Respire e inspire

Com o tempo, a professora percebeu que a história poderia virar um livro. E, depois do incentivo de amigas que já identificavam em Verônica o potencial para motivar e inspirar outras pessoas que estejam passando por momentos difíceis na vida, nasceu o título “Caminho da Superação”. E com ele, a inspiração para tocar a vida das pessoas, além de se usar como exemplo, levar o sentimento de superação para as pessoas através das palavras.

View this post on Instagram

A post shared by Verônica Rivas Dias (@caminho.da.superacao) on

“Às vezes fico pensando também se não tivesse passado por tantos momentos traumáticos se eu despertaria para esse novo olhar sobre a vida. Mesmo assim, acredito que nós podemos aprender com os erros e as experiências dos outros, razão de dividir com vocês a minha história de ascensão, sofrimento e o caminho para o processo de superação”, escreve.

Os capítulos do livro estão divididos em:

A descoberta da dura realidade
A dualidade entre a vida e a morte
Profundas transformações após experiências traumáticas
O poder da essência humana
O poder da gratidão.
O tempo não existe: viva o presente e seja feliz

Serviço

O livro “Caminho da Superação” tem data prevista de lançamento para abril de 2019 através da Editora Novo Século. Mais informações podem ser encontradas através da página do Facebook, Instagram e Blog.

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas