Super pantaneiro, Macarrão de Comitiva é frito e dispensa cozimento na água
Carne de sol ajuda a dar o sabor rústico da receita
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Carne de sol ajuda a dar o sabor rústico da receita
Prático e muito fácil de fazer, o Macarrão de Comitiva é um prato típico pantaneiro, que é frito e dispensa o tempo de cozimento da massa na água. E para reforçar o sabor rústico da receita, a carne de sol dá o toque especial.
Quem ensina a fazer o prato é o servidor público Adriano Coelho, especialista em se aventurar na cozinha da própria casa para receber familiares e amigos. Neste final de semana, ele testou o Macarrão de Comitiva e a receita foi aprovada com sucesso e muito elogiada nas redes sociais de Adriano.
“Aprendi com meu pai a fazer este Macarrão de Comitiva. Por ser um prato que é feito durante o transporte do gado de uma fazenda para a outra, por pantaneiros e peões ao lombo de cavalos ou mulas, a forma de fazer as refeiçoes precisa ser simples e fácil”, conta o servidor, que é filho de pantaneiros.
E como tudo o que é bom deve ser compartilhado, ele dividiu a receita com o MidiaMAIS e ensinou o passo a passo. Então, vamos à receita:
Ingredientes – receita para 8 pessoas
– 400 gramas de carne de sol cortada e dessalgada
– 500 gramas de macarrão Liane 4 (típico do prato) ou espaguete de sua preferência
– Queijo caipira curado a gosto para colocar no prato ao servir.
Adriano explica que a receita dispensa tempero, pois o sabor é dado pela própria carne.
Modo de preparo
A carne utilizada é a carne de sol preparada na fazenda. Corte ela em pedaços pequenos e regulares. Após o corte dessalgue a carne de uma a duas vezes, dependendo da quantidade de sal que foi colocada para ser conservada. Para dessalgar, coloque a carne já cartada em uma panela e acrescente água e coloque para esquentar. Antes de levantar fervura escorra esta água e experimente para ver se será necessário repetir este procedimento.
Após dessalgar a carne, poderá usar esta mesma panela para fritá-la. Não é necessário utilizar óleo ou banha, pois geralmente a carne de sol já tem bastante gordura. Frite bem a carne colocando água aos poucos para criar uma gorra na borda da panela, que quando for colocar o macarrão será isto que dará cor à massa. Lembrando de sempre colocar pouca água de vez enquanto.
Após fritar bem a carne, acrescente o macarrão Liane 4 ou o Spaguetti que você tiver. Quebre o macarrão em duas ou três partes, coloque na panela e vá fritando ele. Mexendo bem devagar, pois ele ainda estará duro. Com o calor a massa irá amolecendo aos pouco. Sempre colocando pouca água para ajudar neste processo de fritura do macarrão.
Depois de uns 5 minutos, verá que ele já esta meio mole. Acrescente mais um pouco de água e tampe a panela e deixe de 3 a 5 minutos. Depois mexa bem para misturar. Coloque mais água e tampe novamente. Faça isto até dar ao ponto do macarrão ficar “al dente”. Após finalizar, poderá jogar sobre ele queijo caipira curado e ralado sobre o prato que dará um aroma e sabor delicioso. Pode ser servido com salada de folhas e tomate.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.