Super pantaneiro, Macarrão de Comitiva é frito e dispensa cozimento na água

Carne de sol ajuda a dar o sabor rústico da receita

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Carne de sol ajuda a dar o sabor rústico da receita

Prático e muito fácil de fazer, o Macarrão de Comitiva é um prato típico pantaneiro, que é frito e dispensa o tempo de cozimento da massa na água. E para reforçar o sabor rústico da receita, a carne de sol dá o toque especial.

Quem ensina a fazer o prato é o servidor público Adriano Coelho, especialista em se aventurar na cozinha da própria casa para receber familiares e amigos. Neste final de semana, ele testou o Macarrão de Comitiva e a receita foi aprovada com sucesso e muito elogiada nas redes sociais de Adriano.

“Aprendi com meu  pai a fazer este Macarrão de Comitiva. Por ser um prato que é feito durante o transporte do gado de uma fazenda para a outra, por pantaneiros e peões ao lombo de cavalos ou mulas, a forma de fazer as refeiçoes precisa ser simples e fácil”, conta o servidor, que é filho de pantaneiros. 

E como tudo o que é bom deve ser compartilhado, ele dividiu a receita com o MidiaMAIS e ensinou o passo a passo. Então, vamos à receita:

Ingredientes – receita para 8 pessoas

– 400 gramas de carne de sol cortada e dessalgada 

– 500 gramas de macarrão Liane 4 (típico do prato) ou espaguete de sua preferência 

– Queijo caipira curado a gosto para colocar no prato ao servir.

Adriano explica que a receita dispensa tempero, pois o sabor é dado pela própria carne.

Modo de preparo

A carne utilizada é a carne de sol preparada na fazenda. Corte ela em pedaços pequenos e regulares. Após o corte dessalgue a carne de uma a duas vezes, dependendo da quantidade de sal que foi colocada para ser conservada. Para dessalgar, coloque a carne já cartada em uma panela e acrescente água e coloque para esquentar. Antes de levantar fervura escorra esta água e experimente para ver se será necessário repetir este procedimento.

Após dessalgar a carne, poderá usar esta mesma panela para fritá-la. Não é necessário utilizar óleo ou banha, pois geralmente a carne de sol já tem bastante gordura. Frite bem a carne colocando água aos poucos para criar uma gorra na borda da panela, que quando for colocar o macarrão será isto que dará cor à massa. Lembrando de sempre colocar pouca água de vez enquanto.

Após fritar bem a carne, acrescente o macarrão Liane 4 ou o Spaguetti que você tiver. Quebre o macarrão em duas ou três partes, coloque na panela e vá fritando ele. Mexendo bem devagar, pois ele ainda estará duro. Com o calor a massa irá amolecendo aos pouco. Sempre colocando pouca água para ajudar neste processo de fritura do macarrão.

Depois de uns 5 minutos, verá que ele já esta meio mole. Acrescente mais um pouco de água e tampe a panela e deixe de 3 a 5 minutos. Depois mexa  bem para misturar. Coloque mais água e tampe novamente. Faça isto até dar ao ponto do macarrão ficar “al dente”. Após finalizar, poderá jogar sobre ele queijo caipira curado e ralado sobre o prato que dará um aroma e sabor delicioso. Pode ser servido com salada de folhas e tomate.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

bombeira trote óleo queimado