No inverno, as baixas temperaturas não afetam somente as pessoas. Cães e gatos também estão vulneráveis ao clima frio e seco. Nesta época do ano, os pets precisam de alguns cuidados especiais para para evitar, principalmente, problemas na saúde dos bichinhos.

Segundo a médica veterinária Pâmela Matayoshi de Araújo, é importante sempre estar de olho no comportamento do pet e observar caso o animal apresente qualquer alteração no quadro de saúde. Mas o ideal mesmo é cuidar para que o bichinho não pegue nenhuma doença típica do Inverno.

1 – ção 

No inverno, cães e gatos precisam de cuidados especiais
Carteirinha de vacinação em dia

A primeira orientação dada pela veterinária é sobre a carteirinha de vacinação dos pets, que devem estar em dia. “Nesta época do ano, é importante ficar de olho nas vacinações, porque têm algumas viroses que com a queda de temperatura ficam mais em evidência, além das gripes caninas”, pontua Pâmela.

2 – Banho

Assim como a vacinação, a higiene do animal também precisa estar em dia. Mas com alguns cuidados. Água gelada, por exemplo, nem pensar. “É importante sempre deixar o cão ou o gato aquecido, não expor o animal a baixa temperatura, sempre secá-lo, usando uma toalha que não esteja molhada”, diz a médica veterinária.

3 – Hidratação

Segundo Pâmela, os fios de gatos e cachorros podem ressecar durante o Inverno, por isso, ela aconselha a hidratação principalmente para os mais peludos. “O inverno de Mato Grosso do Sul é muito seco e frio, e a hidratação ajuda, inclusive, a deixar o fio mais sedoso e menos ressacados”, pontua.

4 – Caminhas, casinhas e roupinhas 

No inverno, cães e gatos precisam de cuidados especiais
Roupinha para esquentar

Caminhas e roupinhas não são frescura e vão além da estética. “Por mais que os animais possuam sistema próprio de termorregulação, as temperaturas caem muito durante a noite e é importante que eles tenham um espaço quentinho para dormir e uma roupinha para aquecer”, explica a veterinária.

5 – Dor de ouvido

No inverno, também é bastante comum cachorros terem dor de ouvido, conforme explica Pâmela. Mas alguns cuidados básicos podem ajudar a prevenir. “Procurar sempre um veterinário de confiança, evitar janela de carro para passeio, manter o animal sempre aquecido, cuidar com banho sem proteção no ouvido, secar bem o pet após o banho, com uma toalha bem sequinha”, orienta.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS?
Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

E SIGA a gente no INSTAGRAM @midia_mais_