Neste domingo (17), às 14h (horário de MS), a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo 2018 em jogo contra a Suíça, na Rostov Arena, em Rostov on Don, na Rússia. E segundo a pesquisa do Viva Real, 76% dos brasileiros vão assistir aos jogos do mundial em casa. Mas em Campo Grande, os torcedores de dividem entre ir para um bar, ficar em casa com a família e fazer churrasco com os amigos.
O analista de processos Rafael Simões, 32 anos, por exemplo, irá acompanhar ao primeiro jogo do Brasil em casa mesmo, sem programação especial. E as próximas participações da seleção no mundial é provável que ele não acompanhe, porque estará trabalhando. “Mas não estou me importando muito com a Copa, até ontem nem sabia que dia iria começar”, brinca.
Quem também vai optar por ficar em casa é o professor de Educação Física Thiago Vilela, 33 anos. Na companhia dos filhos, da esposa e da mãe, ele diz que prefere algo mais tranquilo. “Acho muito perigoso assistir em algum lugar público, por ter filhos pequenos”, pontua.
Em casa de parente
Também sem se importar muito com futebol, a empreendedora Raiza Vidal, 29 anos, diz que mesmo os jogos com a seleção brasileira não são prioridade na rotina dela e do marido, mas o que for assistir, será na casa da sogra. “Eu não sou muito ligada nessas coisas e dei a sorte do meu esposo também ligar pra futebol. nem assistimos aos jogos. Mas meus sogros são bem animados, então os jogos que tiverem aos finais de semana, vamos acabar assistindo na chácara com a família”.
O representante comercial Marcelo Almada Santana, 37 anos, também optou em assistir aos jogos em família. Ele vai pra casa da irmã, com a esposa e o filho. Junto com a mãe, sobrinhos e cunhados, ele garante que não há jeito melhor para assistir o Brasil em campo.
No bar
Fã de um agito, a corretora Luciana Brites Rocha já combinou com os amigos de assistirem à estreia do Brasil na Copa do Mundo em um bar de Campo Grande. “Gosto de lugar com gente e bagunça. Então, se for pra assistir em casa, só se juntar amigos e rolar churras. Senão vai ser no boteco mesmo”, ressalta.
A estudante Paloma da Penha Gonçalves, 24 anos, também vai optar em ir para um bar com os amigos. Por não estar muito animada com a Copa do Mundo, ela diz que provavelmente irá assistir apenas aos jogos do Brasil.
Com amigos

Na casa do jornalista Eduardo Coutinho, já é tradição reunir os amigos para assistir aos jogos do Brasil em Copa do Mundo. E em 2018 não será diferente. Ele costuma montar um boteco na própria casa, com direito a cerveja, torcida e muita risada. “Tem algo mais brasileiro que isso?”, comenta.
Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros de dividem entre casa de familiares (24%), trabalho (23%), casa de amigos (21%), em bares (14%) e restaurantes (5%).
Vai, Brasil!
O levantamento também identificou que 21% dos brasileiros acredita que o Brasil será o grande vencedor da competição. Já para 52%, o resultado ainda está indefinido, respondendo que não tem certeza se ganhará ou não. Os outros 26% demonstram pessimismo, pois têm certeza que a seleção não ganhará.
Entre os indecisos, 70% não conseguem saber se o Brasil chegará a final. Já outros 27% acreditam que a seleção brasileira estará entre as equipes finalistas e 4% seguem com opinião negativa, que “certamente não chegará na final”.
Para os que não acreditam na conquista do Brasil, 65% seguem certos de que a seleção não chegará na final. Já 28% não possuem a certeza que a seleção chegará ou não, e apenas 6% se mostraram positivos ressaltando que certamente chegará na final.
Nesta primeira fase, o Brasil ainda joga no dia 22 de junho contra a Costa Rica e no dia 27 de junho contra a seleção da Sérvia.