Um médico de Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi além do atendimento superficial nesta segunda-feira (10), segundo o site G1 da região de Santos. Depois que um paciente, morador de rua, deu entrada no hospital diagnosticado com um suposto “surto”, o médico Bruno Chehade Pereira percebeu que homem apenas estava com fome. Após o atendimento, a equipe médica decidiu transformar o visual do homem. O antes e depois viralizou nas redes sociais.

O paciente, que vive nas ruas do município, foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade pelo SAMU sem documentos e diagnosticado com quadro de “surto”. Mesmo falando frases aleatórias, o homem estava apenas com fome. O paciente até aceitou tomar um banho, fazer a barba e cortar o cabelo em troca de duas marmitas.

Segundo Bruno, responsável pelo atendimento e cuidados com o paciente, a medicação não foi necessária. “Ele estava com fome. Perguntei se queria comida e ele respondeu que sim. Então, fui até a cozinha, peguei uma ‘quentinha’ (marmita) e dei pra ele. Estava com tanta fome que o arroz caia da boca”, relembra.

“Depois de comer, ele tomou um banho, porque o cheiro não estava agradável, mas não tinha nada a ver com bebida. Era muita sujeira. Logo pensei em ‘dar uma moral’ nele”, acrescenta o médico carioca que atende na UPA de Peruíbe há cerca de cinco meses.

“Sempre que possível fazemos esse tipo de trabalho, mas não divulgamos. É mais por satisfação pessoal. O porta-malas do meu carro sempre tem roupas que eu compro em brechós e separo em caso de alguma necessidade”, afirmou a enfermeira Katya Vicente, que faz parte da equipe médica.

Durante o atendimento, o médico lembrou que guardava uma máquina de barbear na bolsa e poderia também fazer a barba do homem. Ele aceitou, mas na condição de receber mais uma marmita da equipe. “O cara estava com tanta fome que relaxou e dormiu enquanto eu cortava o cabelo dele. Foi um dia de príncipe”, brinca o médico.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente não tinha documento de identidade, mas agradeceu os cuidados e preferiu ir embora. A equipe de Assistência Social fará um levantamento para tentar localizar o cadastro do morador e prestar acompanhamento.