Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Há 13 anos Feira da Bolívia é opção de lazer gratuito em Campo Grande

A feira acontece no segundo domingo de cada mês
Arquivo -

Há 13 anos a praça localizada na Rua Dias Ferreira, no bairro Coophafé, é endereço certo em para quem busca uma alternativa de lazer gratuito. Sempre no segundo domingo de cada mês, a quadra é preenchida por música, comida, artesanato, teatro e exposições de arte.

O local já aparenta estar pequeno para o público, o entorno da praça em domingos de Feira da Bolívia é abarrotado de carros, chega a ser difícil encontrar um lugar para estacionar. A procura é compreensível, já que a praça guarda um ambiente familiar com crianças brincando, cantigas de roda, espetáculos teatrais, muita comida típica e diversão.

Samuel Kaywá, de 35 anos e Thais Camila, de 30 anos, são expositores na feira há um ano e frequentadores há muito tempo. Samuel relata que o que mais atrai no local é o ambiente familiar e a união das pessoas que frequentam.

O casal vende mel e derivados produzido em sua própria chácara, eles contam que vendem apenas nessa feira e que a vontade surgiu por já frequentarem o local.

“É uma feira cultural né, um espaço para as pessoas virem pra rua, ocuparem o espaço. Outras feiras não têm esse ambiente familiar e gostoso, aqui é acolhedor”, afirma Samuel.

Há 13 anos Feira da Bolívia é opção de lazer gratuito em Campo Grande
A Cia Brincantes na Feira da Bolívia

O grupo Cia de Brincantes, que participa da Feira desde 2012, leva brincadeiras tradicionais e cantigas de roda para a praça. Uma das participantes, Ramona Rodrigues, de 47 anos, conta que a companhia nasceu da vontade de levar para rua as oficinas que já existiam no ateliê do grupo.

Em uma roda com instrumentos musicais, arte-educadores e artistas cantam e dançam com as crianças que visitam o local.

Indianara Obregon, de 37 anos, e seu irmão João Alfredo, de 30 anos, vendem temperos, chás e artes feitas com plantas na Feira da Bolívia há sete anos.

João afirma que a feira e ótima, e esse ano em especial a participação está muito maior.

Há 13 anos Feira da Bolívia é opção de lazer gratuito em Campo Grande
Kokedama: Arte feita por João e Indianara, de plantas envoltas em musgo

“A energia é boa, desde a pessoa mais humilde até a mais poderosa, todas estão no mesmo nível aqui, por isso eu gosto”, responde Indianara, quando é questionada sobre o que mais gosta no evento.

Primeira vez

Mesmo existindo há 13 anos, a Feira da Bolívia atrai visitantes de primeira viagem. Valdete Silva, de 63 anos, visitou o local pela primeira vez na edição desse domingo (10) e diz que está ‘encantada e não imaginava que era tudo isso’.

Há 13 anos Feira da Bolívia é opção de lazer gratuito em Campo Grande
Em sua segunda visita, Fernanda acredita que a feira é excelente opção para o domingo na Capital.

“O campo-grandense precisa prestigiar tudo isso. Domingo não é dia de preguiça, é dia de sair e encontrar os amigos”, afirma Valdete enquanto cumprimenta conhecidos.

A escritora Fernanda Campos, de 20 anos, conta que é a segunda vez que visita o local, e que acha o evento uma alternativa à falta de opções culturais da cidade.

“Tem banda ao vivo, é uma feira bonita, grande, o espaço cultural tá complicado em Campo Grande e essa é uma ótima alternativa”, comenta Fernanda.

 

Exposição Fotográfica

Há 13 anos Feira da Bolívia é opção de lazer gratuito em Campo Grande
Fernanda Nogueira com sua exposição “Além dos holofotes”.

A Feira da Bolívia tradicionalmente traz uma exposição fotográfica em suas edições, a desse domingo foi da fotógrafa e jornalista Fernanda Nogueira, de 22 anos.

A exposição ‘Além dos Holofotes’ retrata bandas locais em seus shows. Fernanda conta que a paixão pela fotografia surgiu durante a faculdade e que nunca mais ‘largou’.

“Eu adoro música, mas não toco nada, minha forma de transmitir a música é através da foto”, afirma Fernanda ao descrever seu trabalho que pode ser acompanhado pelo Instagram @Fotonopalco

A Feira

Ingra Flores, de 34 anos, participa do grupo folclórico tradicional boliviano T’IKAY, que coordena a festa desde 2009, e conta que a iniciativa surgiu da vontade de fazer um evento que pudesse trazer um pouco da cultura boliviana para o cotidiano da Capital e integrar as pessoas.

Hoje a feira conta com cerca de 160 expositores divididos em áreas – artesanato, arte, comida e música – e apesar de não existir um levantamento oficial, Ingra estima que aproximadamente 2 mil pessoas frequentem o local a cada edição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Incêndios na região de Água Clara

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em Rio Brilhante

Funcionária tem moto furtada na frente de academia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

chat gpt mato grosso do sul

Ao criar mapas, Chat GPT não reconhece Mato Grosso do Sul como estado do Brasil

Últimas Notícias

Polícia

Câmeras de segurança flagram momento em que jovem invade casas durante ‘surto’

PM disse que rapaz estava sob efeito de entorpecentes e invadiu 4 residências na Vila Margarida

Cotidiano

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Os candidatos podem manifestar o interesse até 30 de maio, por formulário on-line

Cotidiano

Sem trégua, feriadão em MS será de chuva e temperaturas em queda

Massa de ar frio avança e cidades de MS devem registrar mínima de 16°C

Cotidiano

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

Falta de iluminação pública tem causados transtornos, relata moradora