Festival acontece em Campo Grande de 12 a 15 de abril

Uma das propostas do Festival Cine Novo Oeste, que acontece em Campo Grande de 12 a 15 de abril, na Praça do Rádio Clube, trazendo quatro dias de intensa produção cinematográfica a céu aberto, é oferecer ao público de forma ampla oficinas que tragam nomes interessantes da técnica de cinema, fomentando também o aprendizado em sua programação.

Dessa forma, duas oficinas já estão com as inscrições abertas, sendo elas: Oficina de Crítica de Cinema com Roberto Sadovski, e Oficina de Roteiro Cinematográfico para Westerns, com Paulo Marcelo do Vale.

Segundo o idealizador do festival, jornalista e cineasta Airton Raes, a oficina de Sadovski pretende preencher uma lacuna que existe na produção de cinema de Mato Grosso do Sul. “Hoje pouco se enfatiza na crítica de cinema, que com a internet mudou muito de figura, de forma e de alcance de mensagem. Por isso iremos trazer Roberto Sadovski, um crítico que caminhou pelos modelos antigos de crítica mas que se adaptou e continua sendo um forte nome hoje, com um trabalho bastante valorizado nas mídias tradicionais e na internet”, acredita.

Sadovski tem mais de 20 anos de carreira como jornalista, e atualmente um dos blogs mais acessados do portal UOL. Ele também foi editor da saudosa revista SET, que trazia conteúdos da área audiovisual. Hoje ele faz análises de cinema também em vídeo pelo canal do YouTube Mundo Sadovski, com mais de 30 mil assinantes. A oficina de crítica acontece na sexta-feira, 13 de abril, das 9h às 16h.

No sábado (14), das 9h às 16h, acontece a oficina de roteiro para westerns, com Paulo Marcelo do Vale. “Parece até óbvio que num festival como o nosso exista essa oficina – o que é fato, porém, estamos num estado de fronteira e há muito material nesse estilo de cinema para ser feito, visto e vivido, principalmente no que tange à técnica de roteiro”, acredita Airton.

O ministrante dessa oficina, Paulo Marcelo, já escreveu roteiros para produtoras como Lapfilmes e 2 , além de ter adaptado romance “Aprendiz de Samurai” para o longa-metragem “A Grande Vitória” (2014). “Essa oficina irá despertar muito a curiosidade do público”, promete Airton.

Serviço

As inscrições podem ser feitas online até o dia 10 de abril pelo link http://bit.ly/oficinasfestcinenovooeste. Informações: (67) 991392079 [email protected]

Programação

13 de Abril – Sexta-feira, das 9h às 16h – Oficina de Crítica de Cinema – com Roberto Sadovski

14 de Abril – Sábado, a partir das 9h e às 16h – Oficina de Roteiro Cinematográfico para Westerns – com Paulo Marcelo do Vale