Acontece nesta quarta-feira (14) a abertura da exposição “Liberto a Alma” no . A mostra conta com 51 fotografias e terá coquetel de abertura às 19h30.

A iniciativa é do professor de arte Diego Torraca e as fotos foram feitas na Prof Brígida Ferraz Foss. A temática busca valorizar a beleza natural da mulher negra referenciando a artista mexicana e símbolo do feminismo, Frida Kahlo, e as modelos das fotografias são alunas e funcionárias da escola.

O professor Diego Torraca explicou a escolha da temática da exposição tanto na parte artística quanto no significado dado ao projeto para as meninas e mulheres. “A escolha da Frida se deu por ser um símbolo de empoderamento, por ser uma mulher que buscava sua felicidade e se colocava em grau de igualdade perante os homens. A estetica da artista Frida Kahlo também foi um fator determinante, pois esta sempre representada em suas fotos com tiaras de flores, em meio a elementos da natureza e pelo marcante uso da cor”, conta.

O titulo do projeto foi inspirado pelo poema da designer Maria Fernanda Paes de Barros que possui uma pesquisa voltada a questão da identidade histórica brasileira e o negro inserido na historia, não como protagonista mas como simbolo de resistência.

O projeto foi idealizado em setembro e as fotos tiradas em outubro. A exposição pode ser vista desta quarta-feira (14) até o dia 30 de novembro no .