Essas fotos incríveis mostram como eram os antigos carnavais em Campo Grande
Uma viagem nostálgica em 10 fotografias
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma viagem nostálgica em 10 fotografias
Pegando carona no famoso #TBT (throwback thursday), que no português a expressão significa “quinta-feira do retorno ou regresso”, o MidiaMais selecionou 10 fotografias de Carnavais de antigamente para dar um banho de nostalgia em nossos leitores.
Em uma viagem no tempo, as fotos do passado relebram a velhaguarda o quanto os bailes e matinês deixaram boas lembranças e muita saudade.
Confira 10 fotografias que representam os “tempos dourados” do Carnaval campo-grandense:
1 – Carnaval de Rua / 1972
Começo da década de 1970, o Carnaval de Rua em Campo Grande era forte. A imagem é um registro do fotógrafo Roberto Higa.
.
2 – Baile no Clube Cruzeiro / 1972
Por muitos anos, os tradicionais bailes e matinês nos clubes de Campo Grande arrastavam multidões para brincar o Carnaval. De mamando a caducando, a folia era para a família toda. Na imagem, também um registro de Roberto Higa, baile do Clube Cruzeiro, em 1972.
.
3 – Banho da Doroteia / 1980
Quem aí se lembra do baile “Banho da Doroteia”?
A folia começava à tarde, com concentração no Rádio Clube Cidade a partir das 14h, e depois os foliões iam em carreata até a sede do Rádio Clube Campo. “As fantasias eram de papel, havia o baile e todos pulavam na piscina, que ficava toda colorida pelas tintas do crepon”, conta Juciara Piancó, que tirou a foto.
.
4 – Clube Libanês / 1972
O Baile de Carnaval do Clube Libanês também já foi bastante famoso em Campo Grande. Mais um registro de 1972 do fotógrafo Roberto Higa.
.
5 – Matinê em clubes
A criançada também caia na folia nas matinês dos clubes de Campo Grande. Brincar o Carnaval, como se costumava dizer, começava desde cedo. O horário era feito espacialmente para os menores de idade, assim como ainda funciona hoje em dia.
.
6 – Porta Bandeira / 1972
Na imagem, mais um registro do fotógrafo Roberto Higa, a porta bandeira da escola de samba Vila Carvalho, em um Carnaval de Rua em Campo Grande, em 1972.
.
7 – Bloquinhos de Carnaval / 1970
Nos anos 1980, era assim que os foliões brincavam o Carnaval, em bloquinhos e com as fantasias iguais. Na foto, tirada do arquivo pessoal de Lilia Lunardon (a quarta da direita para a esquerda), o bloquinho das noivas. Na época, a turma de amigas tinha entre 14 e 15 anos. “Fazíamos fantasias diferentes as cinco noites. Tenho muita saudade dessa época”, recorda Lilia.
.
8 – Fantasia caprichada / 1983
Além de os amigos montarem bloquinhos temáticos, as fantasias precisavam ser caprichadas. Da roupa à maquiagem, os detalhes faziam a diferença. Foto de Juciara Piancó, do Carnaval de 1983.
.
9 – Sem fantasia também valia / 1990
Mas nem só de fantasias eram feitos os carnavais de antigamente. Esta foto, dos anos de 1990, traz a lembrança de quando os foliões começaram a ir para os bailes menos fantasiados, investindo mias em adereços. A foto saudosa é do arquivo pessoal de Solange Ferreira, que costumava brincar o Carnaval em clubes de Campo Grande junto com os primos.
.
10 – Muito confete e serpentina / 1969
Além de terem os salões lotados de foliões, os bailes de Carnaval nos clubes de Campo grande também contavam com muita serpentina e confetes para animar a folia, que era sempre regata às marchinhas carnavalescas. Esta foto é do arquivo pessoal da Jussara Palieraqui Pettengill, de 1969. Direto do túnel do tempo!
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Motorista fica preso nas ferragens após acidente com caminhão baú na BR-376
Lateral do carro ficou destruído
Cantor Edson esculacha Jorge e Mateus por pausa na carreira: “Cag*da”
Dupla de Hudson, Edson não poupou críticas à decisão de Jorge e Mateus, que pretendem fazer uma pausa por “tempo indefinido” em 2025
Homem socorrido pelos bombeiros estava preso nas ferragens da caminhonete com espingarda
A Polícia Judiciária irá investigar se o homem tem porte de armas
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.