Literatura, cinema, teatro e música prometem movimentar a Praça da Liberdade na próxima semana, durante a 4ª edição da Flib (Feira Literária de Bonito), entre os dias 4 e 7 de julho. Em 2018, o evento homenageia o cronista sul-mato-grossense Ulisses Serra e o poeta mineiro Carlos
Drummond de Andrade.
Nesta edição, o tema “Vasto Mundo” faz referência à literatura de Drummond, é uma expressão utilizada pelo poeta para falar da capacidade dos homens de compreender e amar a humanidade, mas reporta também à visão de que a literatura é capaz de falar sobre tudo e sobre todos nós, sem distinção de classe, de etnia, de nacionalidade, de sexo e de religião.
Durante os quatro dias, as atividades serão divididas em espaços específicos na Praça da Liberdade. No Pavilhão das Letras, o ambiente é reservado para editoras e livrarias, com livros à disposição de de quem tiver interesse pela leitura até mesmo no local.
Ainda terá oficinas literárias e palestras para que os visitantes possam conhecer mais profundamente os autores homenageados. O cronista e jornalista Humberto Werneck vai falar sobre Carlos Drummond de Andrade. E para contar sobre Ulisses Serra, o evento recebe o professor Daniel Abrão, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e estudioso da literatura local.
Cinema
Durante a programação da Flib, serão exibidos documentários e filmes sobre a vida do poeta Carlos Drummond de Andrade, como “O Último Poeta”, “O Fazendeiro do Ar” e “Poeta de Sete Faces”.
Na sexta-feira (6), será exibido o filme “Pitanga”, sobre a vida, obra, trajetória e carreira de Antônio Pitanga, dirigido pela filha do ator, Camila Pitanga. Os dois artistas também marcam presença na Feira Literária.
Ainda na programação, terá oficina de curta-metragem com Cid Nogueira e Leandro Benites, envolvendo enredos das crônicas do poeta homenageado em vídeos elaborados a partir de novas plataformas para equipamentos leves e de fácil manuseio.
Teatro
Em um palco montado na Praça da Liberdade, o Teatro de Mamulengos, de Chico Simões, será a atração das manhãs e tardes durante o evento.
O espetáculo é voltado para crianças, mas indicado para toda a família assistir junto.
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco, e que ficou conhecida na arte de Chico Simões por volta dos anos 1980.
Música
No primeiro dia de Feira Literária (4), quem sobe ao palco é o Dueto JK, de Bonito, às 20h, e em seguida, às 21h, é a vez do cantor sul-mato-grossense Chicão Castro, com repertório de músicas pop. Na quinta-feira (5), o show é por conta de André Stábile, de MS, e da banda God, de Goiás, às 21h.
No terceiro dia do evento (6), o palco é dominado pela musicalidade feminina. O show de abertura é da cantora regional Marian Peralta. Na sequência, Ana Cañas é a artista nacional da noite, com show que começa às 21h.
E no sábado (7), último dia de evento, quem ocupa o palco principal da Flib é o cantor pernambucano Chico César.
Durante toda a feira ainda haverá apresentações com o Coral da Melhor Idade de Bonito, com os violeiros do projeto Musicalizar Bonito, com a Banda Municipal de Bonito e com os Pernas de Pau do Projeto Arte pra Todos do Instituto Internacional Visão de Vida.
A programação terá como mestre de cerimônia, o poeta-repentista Ruberval Cunha, rimando e contando os passos da Feira.
Confira toda a programação: