As emissoras responsáveis pela divulgação estão buscando meios de trazer alguma novidade para o mundo dos esportes. Os telespectadores podem às vezes se cansar dos mesmos narradores e do teor dos comentários feitos durante os jogos, como por exemplo, os de Galvão Bueno, figura carimbada quando o assunto é futebol.
Sendo um meio dominado predominantemente por homens, uma das principais novidades do jornalismo esportivo neste ano é a presença de mulheres na narração dos jogos de futebol nos canais brasileiros.
Com o clima da Copa, os jogos estão presentes nas TVs à todo momento. No Brasil, apenas a Globo, único dos canais aberto com os direitos sobre a transmissão, SporTV e FOX Sports transmitem as partidas. A Band, conhecida pelo Band Sports, abriu mão das transmissões para focar recursos na programação.
Mulheres na Copa
A FOX apresenta um elenco de narradores misto e com mais igualdade de gênero, representado por Isabelly Moraes, Manuela Avena e Renata Silveira. As narradoras compõem o time do canal pago FOX Sports, juntamente com Marco de Vargas, Silva Junior, Téo José, João Guilherme e Nivaldo Prieto.
As três são as primeiras mulheres a narrar jogos da Copa do Mundo na TV brasileira. Isabelly, Manuela e Renata foram selecionadas pela jornalista Vanessa Richie para integrar a equipe da FOX, que conta com mais de 100 profissionais.
Na última quinta-feira (14), Isabelly, mineira de apenas 20 anos de idade, se tornou a primeira mulher a narrar um gol em uma Copa do Mundo na TV brasileira. O gol, marcado por Yury Gazinsky, foi o primeiro dos 5 marcados pela Rússia em cima da Arábia Saudita.
Assista à narração histórica abaixo:
https://twitter.com/limaalef/status/1007284846706790400?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fesportes.r7.com%2Fcopa-2018%2Fbrasileira-faz-historia-e-e-1-mulher-a-narrar-um-gol-em-copas-do-mundo-14062018
SporTV clássico
Já o SporTV traz seu elenco clássico de narradores renomados para comentar as partidas lance a lance. Entre eles estão: Luiz Carlos Jr., Milton Leite, Eduardo Moreno, Odinei Ribeiro e Jota Júnior.
No total, o núcleo esportivo da Globo (que consiste na TV Globo, SporTV e Globoesporte.com) levará cerca de duzentos profissionais para a Rússia. O canal fechado transmitirá todos os 64 jogos do mundial.
Veja como está sendo a cobertura do SporTV no maior país do mundo AQUI.
Cala Boca Galvão
O narrador brasileiro Galvão Bueno, um dos mais famosos e memoráveis do país, já foi alvo de críticas em edições prévias da Copa do Mundo. Em 2010, Galvão se tornou um meme internacional com a hatshtag “Cala Boca Galvão”, que se espalhou em todo o twitter. O motivo seria a quantidade de comentários feitos pelo narrador durante cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África.
Galvão chegou até a fazer parte de uma das pegadinhas mais históricas da internet com um vídeo para campanha de salvamento dos pássaros Galvão, fictícios. Uma campanha do twitter foi lançada dizendo que a cada vez que a frase “Cala Boca Galvão” fosse Twittada, 10 centavos seriam doados para salvar o pássaro. Até um vídeo foi produzido para tornar a história ainda mais acreditável. Assista: