Autores sul-mato-grossenses integram elenco de circuito literário nacional
Escritores e cartunista de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá participam de circuito Arte da Palavra
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Escritores e cartunista de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá participam de circuito Arte da Palavra
O Arte da Palavra 2018 leva, de março a novembro, 24 ações em todas as cadeias da literatura entre as cidade de Campo Grande e Corumbá. O projeto busca enfatizar desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Das ações, 8 serão oficinas de criação literária como o de escrita criativa com Sidney Rocha (PE), ganhador do prêmio Jabuti; além de oficina de tradução, roteiro cinematográfico e literatura fantástica.
Douglas Diegues, Michelly Dominiq e Marlene Mourão levarão suas histórias e narrativas para todas as cinco regiões do Brasil em 2018. Os três escritores sul-mato-grossenses circularão pelo projeto Arte da Palavra, rede Sesc de Leituras, falando sobre assuntos variados relativos à literatura como poesia contemporânea (Diegues), narrativas orais e mitos locais (Dominq) à ilustração e charge (Mourão).
Para Douglas Diegues, carioca cria de Ponta Porã e importante nome da poesia contemporânea, “O arte da palavra é um acontecimento que dá maior importância para a literatura brasileira contemporânea e ao mesmo tempo para a urgente reinvenção do Brasil a partir da imaginação criadora, do diálogo, da literatura, da arte, do conhecimento, da sabedoria, do afeto”.
Douglas Diegues é escritor, poeta e tradutor. Sua poesia em portunhol selvagem, interlíngua resultante do português, castelhano e guarani, tem ganhado cada vez mais espaço entre as antenas refinadas da literatura Brasil e América do Sul afora – participará do circuito de autores, ao lado de Joca Terron – mesa que estreou em Campo Grande e Corumbá em novembro de 2017 -, e criação literária com os livros cartoneros.
A contadora de histórias Michelly, que é atriz e pedagoga, falará sobre sua experiência e pesquisa de contos populares, transformando-os da oralidade para a escrita. Segundo o Sesc, Michelly é ganhadora do Prêmio Professoras do Brasil 2016. Sua atuação atende as áreas de pesquisa em cultura popular, patrimônio imaterial, educação e teatro. Michelly avalia como uma grande oportunidade e também reconhecimento ao trabalho em que investe em parcerias e para o qual vem se dedicando, por meio de estudos. “Me sinto lisonjeada. Acho o intercâmbio literário promovido pelo Sesc Arte da Palavra maravilhoso, especialmente porque, além das oficinas, cada autor tem a possibilidade de conhecer outras culturas e narradores. E também por levarmos a cultura de Mato Grosso do Sul a outras partes do País”.
Já Marlene Mourão, também conhecida como Peninha é chargista, pedagoga, artista plástica, ilustradora, serigrafista e escritora. Tem 04 livros publicados. “Azul dentro do banheiro”, livro que rendeu uma carta de Manoel de Barros sobre sua poesia. “Mariadadô – o livro” (charge); “Pacu era um peixe que vivia feliz nas águas do rio Paraguai” e “Um altar para as valorosas sandálias do Frei Mariano” (infanto-juvenil). Todos ilustrados pela própria escritora.
Pelo Circuito de Autores, Douglas e Joca percorrerão, entre maio e outubro as cidades de Maceió, em Alagoas; Porto Seguro, na Bahia; Montes Claros, Belo Horizonte e Juiz de Fora, em Minas Gerais; Cuiabá e Pantanal mato-grossense; Jaboatão dos Guararabes, Belo Jardim e Garanhuns, em Pernambuco e Aracaju e Socorro, no Sergipe.
Douglas também participa do Circuito de Criação Literária, com paradas, entre abril e setembro, nas cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, Uruguaiana no Rio Grande do Sul e Mafra, em Santa Catarina.
Neste mesmo circuito, Michelly Dominiq percorrerá Macapá, no Amapá; Triunfo, Pernambuco; Floriano, no Piauí e Porto Velho, em Rondônia. Já Peninha passa por Jataí, em Goiás; Brasília; Palmas, no Tocantins; Maceió e Uruguaiana.
Serviço
Acompanhe a programação no site
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.