Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Aline Figueiredo ministra curso sobre história da arte brasileira

A história da arte brasileira é tema do curso que será ministrado pela crítica Aline Figueiredo, que é uma das maiores autoridades no assunto. O evento acontece de 6 a 9 de junho, sendo de quarta a sexta-feira das 19h às 21 horas e no sábado, das 10 às 12 horas. Para ensinar sobre a […]
Arquivo -

A história da arte brasileira é tema do curso que será ministrado pela crítica Aline Figueiredo, que é uma das maiores autoridades no assunto. O evento acontece de 6 a 9 de junho, sendo de quarta a sexta-feira das 19h às 21 horas e no sábado, das 10 às 12 horas.

Para ensinar sobre a história da arte brasileira, o curso vai mostrar o panorama da arte pré-histórica brasileira, barroco litorâneo e mineiro, o modernismo brasileiro e panorama da arte Mato-grossense, sul-mato-grossense e popular. Ao longo do curso, haverá projeção de mais de 2 mil imagens.

“Eu acho ótima essa participação, justamente comecei a dar minhas aulas em Campo Grande, em 1970, na unidade do Sesc da Afonso Pena”, relata.

Aline explica que o curso agregará conhecimentos de história, geografia, cultura geral, mitologia, poesia e filosofia. “As estão em todos os segmentos”, justifica.

A proposta do curso é fomentar, valorizar e difundir a história e memória locais através das artes; um trabalho que, ao mesmo tempo, capacita o público em geral.

O curso sobre a história da arte brasileira é uma ação formativa que visa difundir trabalho altamente relevante não apenas para as artes visuais no Centro-Oeste, mas para a cultura brasileira.

Para se inscrever, é preciso levar à unidade três litros de leite longa vida, que serão revertidos ao Mesa Sesc. As vagas são limitadas.

Aline Figueiredo

Nascida em , a crítica e historiadora de arte Aline Figueiredo idealizou, produziu e reuniu artistas modernos para a 1ª Exposição de Pintura dos Artistas Mato-grossenses, no Rádio Clube de Campo Grande, em 1966.

Em 1967, organizou, com os artistas que surgiam, a Associação Mato-grossense de Artes (AMA), que teve papel fundamental na divulgação da produção regional. Como resultado, projetou nacionalmente diversos nomes, como Jorapimo, Humberto Espíndola, João Sebastião Costa, Clóvis Irigaray, Ilton Silva e Conceição dos Bugres.

Entre os cinco livros de sua autoria, destacam-se Artes plásticas no centro-oeste, contemplado com o Prêmio Gonzaga Duque de melhor livro de arte de 1980; A propósito do boi, agraciado com Prêmio Alejandro José Cabaça, em 1996; e Dalva Maria de Barros – garimpos da memória, que recebeu o Prêmio Sérgio Milliet, em 2002.

Serviço
História da Arte Brasileira com Aline Figueiredo
6, 7, 8 de junho – 19h às 21h
9 de junho – 10h às 12h
Inscrição: 3 litros de leite longa vida
Sesc Cultura: Afonso Pena, nº 2270


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_ 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Semáforo intermitente causa acidente na Avenida Nasri Siufi em Campo Grande

STF tem maioria para condenar cabeleireira que pichou ‘Perdeu, mané’; Fux pede pena menor

Seleção Brasileira terá cor diferente no uniforme número 2 durante a Copa do Mundo

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Confira quais são os pontos críticos de Campo Grande a serem evitados após as chuvas

Últimas Notícias

Famosos

Paula Barbosa se desespera após filho receber diagnóstico falso: ‘Doença grave’

Paula Barbosa surgiu às lágrimas ao relatar o grande susto que passou após o filho recém-nascido receber o diagnóstico falso de uma doença gravíssima

MidiaMAIS

Final do Miss e Mister Indígena acontece neste sábado em Dourados

Evento acontece na Escola Estadual Indígena Tengatui Marangatu, localizada na Reserva Indígena de Dourados (RID)

Brasil

Prisão de Collor é mantida após audiência de custódia; defesa pede domiciliar

Por enquanto, ex-presidente continuará preso na superintendência da Polícia Federal em Maceió

Cotidiano

Após fim de semana de chuvas, MS poderá ter frio com mínima de 11ºC

Meteorologia prevê que fim de abril tenha menores temperaturas do ano