A Casa Satine, instituição que dá apoio ao público , promove neste fim de semana a 1ª Copa Satine de Volley. O evento tem início na sexta-feira (28) a partir das 19h30, no Clube Campestre Ipê, localizado na Rua R. do Rosário, 191, Vila Gomes, e se estende até o domingo (30).

A Casa Satine é uma iniciativa do Instituto de Cidadania e Juventude de Mato Grosso do Sul que, desde sua fundação em 2017, visa acolher institucionalmente o público LGBT através da arte, educação e cultura proporcionar a retomada do projeto de vida desses sujeitos.

Com afronte permitido durante os jogos, o campeonato reúne times masculinos, femininos ou mistos para motivar o esporte regional e valorizar o talento e o respeito. Os jogos têm entrada gratuita e apoio das casas noturnas Sis Lounge e Daza.

Segundo Junior Roque, um dos idealizadores do evento, a ideia surgiu depois que o time que organiza, o AVQ, foi até São Paulo para participar da Copa Angels Volley. O primeiro e maior campeonato de LGBT, reuniu times de todo o Brasil e recebeu apoio de jogadoras campeãs olímpicas como Thaísa Daher e Jaqueline Carvalho, e também Natasha Farínea, multicampeã da Superliga Feminina e natural de Porto Murtinho – MS. A ideia é fomentar a mesma competição em nível regional.

O organizador ressalta que jogadores heterossexuais também são bem-vindos no campeonato. “Não podemos lutar pela inclusão e excluir outro grupo da sociedade. Limitar a quantia seria complicado também! Imagine se eles resolvem fazer o inverso e limitar a participação LGBT no esporte?”, criticou. “Optamos por um campeonato aberto onde o respeito seja a base de tudo”.

As partidas serão disputadas de acordo com as regras oficiais de jogo da FIVB em vigor, com as exceções previstas em regulamento próprio. Serão permitidas inscrições de ambos os sexos nas equipes, no mínimo com 6 e no máximo até 12 atletas e o prêmio final para a equipe campeã é de R$1.000. ??

Confira a programação da Copa Satine abaixo:

Sexta-feria, 28 de setembro 
19h30 – Cerimônia de Abertura e Apresentações Culturais.
20h30 – Jogos de Abertura.
22h – Encerramento.

Sábado, 29 de setembro
8h às 22h – Jogos Classificatórios.

Domingo, 30 de setembro
Fase Final dos Jogos
8h – 1° semifinal.
9h – 2° semifinal.
11h – Final e Premiação

Realização: Casa Satine
Apoio: Sis Lounge e Daza