Exposição coletiva começa nesta terça (14)

Depois de iniciar o ano sem receber nenhuma mostra de impacto, o Marco ( de Arte Contemporânea) apresenta nesta terça-feira (14), a exposição “4 mostras 4 artistas”, com nomes nacionais e com Ana Ruas, uma das artistas plásticas mais representativas em Mato Grosso do Sul na atualidade. Os demais artistas dessa exposição, que abre nesta terça às 19h30, são Alessandra Rehder, Katia Canton e Marcos Amaro. 

Há 20 anos trazendo a natureza de Mato Grosso do Sul para sua obra, sempre engajada com um trabalho também para crianças em seu espaço próprio, Ana Ruas traz instalações extremamente interessantes. A série “Floresta Encantada” apresenta o resultado de uma pesquisa feita com imagens da natureza e o imaginário das crianças, que vão de pequenas telas até um grande e multicolorido painel. Uma pintura de 5 metros cobrirá uma das paredes da sala de exposição, e essa obra em específico conta com a participação de várias crianças que estão sempre dividindo arte no ateliê de Ana. 

“Esta pintura, em grande formato, me deixou extremamente feliz, eu me diverti e me emocionei com a coparticipação das crianças. Quando terminei, mandei um WhatsApp para as mães e fiz a seguinte pergunta para as crianças: O que uma floresta precisa ter para se tornar encantada? Por que ela é encantada? Recebi vários áudios incríveis e o público pode conferir as respostas durante a visita”, explica Ana Ruas. “Eu convido os pais para levarem as crianças ao museu no dia da abertura ou durante o período expositivo. Eu convido os adultos a saírem de casa para apreciarem esta edição expositiva, pois está sendo elaborada por nós artistas com muito carinho. Os artistas que estão vindo de São Paulo são maravilhosos e merecem nosso prestígio”, enfatiza a artista.

Artistas de renome

Já Marcos Amaro contribui com a exposição com seu conhecimento intelectual e de esculturas que possuem forte significado. As esculturas, de grande e média proporção, destacam-se pelo caráter político e sentido eco-estético. Marcos afirma estar extremamente feliz de trazer um pouco de sua obra para a Capital. “Esta é a minha primeira vez expondo em . Apesar de não conhecer a influência regional dos artistas de Mato Grosso do Sul, tenho grandes memórias afetivas de Ponta Porã, onde passei bons momentos da infância em uma fazenda da família. Acredito que nessa primeira exposição terei oportunidade de aproximar-me de artistas e das influências locais”, explica o artista. 

A fotógrafa Alessandra Rehder mostra o resultado de viagens pelo mundo em busca de culturas que parecem esquecidas, em sua mostra fotográfica. Segundo informações do Marco, o isolamento humano e o olhar crítica da fotógrafa captam a natureza de uma forma sublime. Ela já fotografou em lugares distantes como Vietnã, Jamaica e Turquia. Já a artista Katia Canton investiga os usos das narrativas dos contos de fadas e dos contos de magia na construção da cultura dominante. Ela se interessa pelo lugar atribuído à mulher e à criança no universo das histórias, desde o início da linguagem, em suas diversas camadas e diferentes versões de histórias, desde clássicos como “Cinderela”, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel”, “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve”, entre outros.

SERVIÇO – O Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque. Nesta terça-feira (14), as mostras abrem às 19h30, e a visitação vai até o dia 26 de março, de terça a sexta das 7h30 às 17h30, e sábados e domingos das 14h às 18h. Mais informações: (67) 3326-7449. A entrada é franca.