Turismo em Paris: o charme do pitoresco bairro de Montmartre

Conheça mais sobre esse cantinho de Paris

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Conheça mais sobre esse cantinho de Paris

Paris é o destino que mais atrai turistas do mundo. A Cidade Luz revela muito mais charme que a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. Estive duas vezes em Paris e nenhum outro ponto turístico me emocionou mais que toda a originalidade e graça de Montmartre, um bairro bucólico construído em uma colina na Capital francesa e que guarda grandes contrastes e histórias. É lá o endereço do Moulin Rouge, mais famoso cabaré do mundo, com espetáculos de can-can e figurinos de época, e, a alva e suntuosa basílica de Sacré Couer. 
 
O bairro fica um pouco distante do centro e a melhor opção é ir de metro, Montmartre possui duas estações em pontos distintos, a Blanche e á Abbesses. Mas é a pé a melhor forma de explorar e conhecer a região cheia de ruas estreitas e muita subida, é claro. Se perder em Montmartre é a chance de descobrir surpreendentes cenários para fotos e lembranças.
 
Montmartre é um passeio para ser feito sem pressa, reserve uma manhã e tarde para conhecer os vários pontos turísticos e viver experiências gastronômicas típicas. Subindo pela Rua Lepic, um endereço cheio de lojinhas comerciais e locais para comer, você encontrará a boêmia e efervescente praça dos artistas, local por onde já passaram nomes como Cézanne, Monet, Renoir e Van Gogh, ainda revela grandes artistas expondo obras de arte e pintando ao vivo. 
 
O bairro ganhou notoriedade internacional com o filme O Fabuloso destino de Amelie Poulain (2001), dirigido por Jean-Pierre Jeunet e estrelado por Audrey Tautou. Na trama, a protagonista era garçonete do Café Dois Moinhos (Café Deux Molins). Estivemos neste café que não é nada cenográfico e compartilhamos a receita do Crème Brûlée, típica sobremesa francesa, também servida no Café, e que no filme alimentava o vício e euforia da personagem ao quebrar a casquinha de açúcar queimado. Enquanto você não vai para Paris, que tal experimentar um pouco de Montmartre sem sair de casa?

Crème Brûlée

Ingredientes:
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
½ xícara de açúcar
4 gemas
1 colher de café de essência de baunilha
Açúcar para caramelizar
 
Modo de preparo:
Esquente o leite, o creme e o açúcar até que se consiga ficar com o dedo dentro. Despeje em uma tigela, onde estarão as gemas e a essência. Asse em forno baixo e em banho Maria por aproximadamente 25 minutos ou até ficar firme, em forminhas individuais. Para caramelizar, colocar o açúcar e caramelizar com maçarico. Pode-se usar a salamandra do forno ou até fazer um caramelo fora. Colocar na mesa e quebrar, pondo por cima em seguida.
 
*Renato Lima é jornalista e personal travel. Já viajou por 25 países e está no quarto passaporte. É autor do blog www.renatolalonge.wordpress.com  Publica todas as quartas sobre viagens, turismo e vida no exterior. Fale com o autor: [email protected] (67) 99245-7574.

Conteúdos relacionados

monumentos de Campo Grande se mexem e até andam pelas ruas em vídeos feitos por IA
jacarés bioparque pantanal 2
patati e patata cidade do natal campo grande