Projeto é realizado via Minc e Petrobras

 

 

Teatro Imaginário Maracangalha circula com espetáculo 'Tekoha'O Rio Grande do Sul recebe hoje, na cidade de São Borja, o espetáculo “Tekohá – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, do grupo sul-mato-grossense Imaginário Maracangalha. Além da apresentação do espetáculo, o grupo realizará, como parte formativa da circulação, a “Oficina de Teatro de Rua e Seminário: teatro em processos históricos”. Nos dias 7 e 8 de abril, o TIM passou pela cidade de São Miguel das Missões e ontem também se apresentou em São Borja. 

O projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo a Cultura, Rede Brasileira de Teatro de Rua, Prefeitura Municipal de São Borja e São Miguel das Missões, Tia-Teatro Ideia Ação, Oigalê-Cooperativa de Artistas Teatrais. “Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno” é um teatro de Rua, narra a trajetória do líder indígena Guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. Tekoha, refere-se à terra tradicional, ao espaço do pertencimento da cultura Guarani.

Com direção de Fernando Cruz o espetáculo de rua inicia sua trajetória em 2009 conquistando público por onde passou. Através do Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas 2010 e 2014 apresenta pelo Centro Oeste em Campo Grande, Brasília (DF), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT). Já e em 2014, com o projeto “Na Rua Sem Fronteira”, percorrem as fronteiras com o Paraguai e Bolívia, além de circular até o momento em importantes festivais de norte a sul do Brasil.

A história de vida do líder Guarani Marçal de Souza tem a dramaturgia e encenação baseada no teatro épico e documental, criada a partir de documentos oficias do período da ditadura até sua morte em 1983. O espetáculo tem como linha condutora a vida, luta, morte e o conflito no julgamento, além de uma leitura contemporânea do papel de instituições como imprensa, igreja, poder público e latifúndio, envolvidas no contexto de sua morte.

(Com informações da assessoria)