Evento reúne milhares de pessoas nesta sexta-feira (24)

O Arraial do Banho de São João é uma das festas mais importantes do calendário de eventos de Corumbá, e desde o dia 22 está reunindo milhares de festeiros, quadrilhas juninas, eventos culturais e outras atrações. Começou com muita dança no dia 22 e hoje terá do tradicional banho a duplas sertanejas e show pirotécnico. O banho em si leva a imagem de São João até o Rio Paraguai e o coloca nas águas doces do rio, com um desfile de andores que inclui um concurso do melhor andor. 

Esse ano, a competição premiou, no dia 22, os melhores andores com prêmios em dinheiro e nesta quinta (23) foi o dia de descer as ladeiras Cruz e Cunha de Porto Geral com as imagens do santo. Foram mais de 100 andores descendo a ladeira ontem. Segundo informações do Diário Corumbaense, todos os componentes da tradição foram mantidos. Os cortejos das famílias de festeiros até o rio eram acompanhados por cânticos em louvor a São João. O ritmo foi marcado por instrumentos como violões, sanfonas e bumbos.

A passagem por baixo dos andores também foi outro costume preservado. Conta a tradição, que após passar embaixo de sete andores, na ida e na volta, os fiéis garantem a proximidade do casamento. O hábito virou uma grande celebração, com crianças passando correndo por baixo de cada andor que descia ou subia a ladeira Cunha e Cruz. O banho de São João nas águas do rio Paraguai é uma manifestação que ostenta o título de patrimônio imaterial cultural de Mato Grosso do Sul. Agora, passa por avaliação pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para compor a lista dos patrimônios imateriais do Brasil.

Confira a programação para esta sexta (24).

Dia 24/06 – sexta

18h – Concurso de Quadrilhas Juninas

21h – Shows:
Maike Viola
Os Garotos
Cristiano e Garcia
Bruninho e Davi