‘Rosa quartzo' será visto em ambientes e também na moda 

 

Rosa inspirado em pedra é a cor tendência na decoração para este anoTodos os anos as tendências se renovam, e grande parte dessas tendências impactam de interiores e a moda. A Pantone Institute, uma empresa global relacionada ao segmento, é quem determina quais cores serão “tendência” ano a ano. Fundada em 1962 em Nova Jersey, Estados Unidos, a Pantone é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System”), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. 

Em 2015, o Marsala, um vermelho com tons de terra e pendendo levemente para um vinho queimado, foi a cor presente em móveis, sofás, paredes, roupas, sapatos e até batons. Esse ano, a Pantone anunciou que o “Rose Quartzo” era a cor do ano. “Todo mundo vai encontrar essa cor este ano, seja na moda ou na decoração”, enfatiza a designer de interiores Ana Medeiros. 

Inspirada na pedra de quartzo, que possui um tom de rosa claro e translúcido, nossas paredes, cômodas, balcões e pequenos mimos de casa serão todos nesse tom de “candy color”. “Esse rosa é muito claro e lembra um rosa tom pastel, que esteve muito presente na moda das ‘candy colors', que traziam aquela cor de algodão-doce. Essa cor traz bem-estar, calma, delicadeza e leveza”, enfatiza a especialista em cromoterapia Monique Farias. 

Na sala de jantar, preto e branco se misturam com rosa

 

Para a designer Ana, não é preciso ignorar as demais tendências dentro de casa, mas o rosa quartzo pode agregar mais estilo e leveza aos ambientes. “Observamos que apenas um objeto nesse tom já se destaca. Temos que tomar cuidado para o excesso não ‘infantilizar' o ambiente, utilizar essa cor com parcimônia, já que, apesar de ser uma cor muito clara e leve, é muito marcante”, recomenda. 

Ambientes e elementos

Para as cozinhas, um bom uso da cor é nas portas de armários e objetos utilitários como panelas decorativas e chaleiras. Nos quartos, os tapetes podem trazer o rosa quartzo, assim como as paredes e quadros decorativos. Nas salas, os estofados podem protagonizar o ambiente com a cor. 

Rosa inspirado em pedra é a cor tendência na decoração para este ano

Junto com o rosa quartzo, a Pantone anunciou que uma outra cor seria forte este ano: o “azul serenidade”. Esse tom, também pastel com pinceladas em branco e sem nenhum brilho plástico, também será visto integrado ao rosa. “São cores que se complementam e podem trabalhar juntas nos ambientes decorados sem nenhum problema”, acredita Ana. Um degradê dessas duas cores tem por objetivo manter a fluidez dos dois tons. 

Na decoração mais moderna, o preto e o branco continuam em contrapartida às cores claras e simples. Nos ambientes, a junção do preto e rosa traz um tom contemporâneo. Já o branco complementa o azul. 

Rosa quartzo e azul serenidade juntos