Projeto transforma cafeteria em biblioteca e levar livros para casa sai de graça

Objetivo é incentivar a leitura

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Objetivo é incentivar a leitura

 

Projeto transforma cafeteria em biblioteca e levar livros para casa sai de graçaPor enquanto são só 30 títulos, mas em breve a estante do projeto ‘Firula’s Cultural’ contará com ainda mais livros de literatura nacional e internacional, disponíveis para leitura in loco ou empréstimo no Firula’s Café, tudo a custo zero. Quer dizer, não é preciso nem ser cliente para participar, se bem que um cafezinho às vezes supercombina com a leitura de um Machado de Assis, por exemplo.

O projeto, que tem parceria com a livraria Saraiva, surgiu com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre campo-grandenses. É realmente bem simples quanto parece: basta escolher um dos títulos da estante, fazer um pequeno cadastro e só. São 30 dias corridos para concluir a leitura e já buscar outro no café.

“Este projeto nasceu para estimular a leitura, promover o aprendizado e para contribuir para que mesmo fora do nosso ambiente, o cliente possa desfrutar de momentos agradáveis e de lazer ao lado de um bom livro”, explica Carlos Batalha, do Firula’s Café, que também assina o cardápio do local.

Por enquanto são 30 títulos, mas acervo será ampliado (Ascom/Divulgação)

Foi bem assim que a professora e mestranda em educação Maria Eduarda Nunes, 25, foi fisgada pelo projeto. Em busca de um lugar tranquilo para fazer suas leituras, ela deparou-se com a estante e, por conta da vontade de variar um pouco os livros acadêmicos por literatura, resolveu pegar um. Sem saber, foi a participante ‘número um’ do projeto, com ‘Viúva, porém honesta’, de Nelson Rodrigues.

“É um roteiro de teatro muito bom, que ainda não tinha lido. Como já terminei a leitura, vou em busca de outro título, porque variar as leituras do mestrado com literatura ajuda um pouco a oxigenar a mente. O projeto é bem bacana, porque além do local ser ótimo para trabalhos e leituras, é gratuito”, destaca a professora.

Entre os livros oferecidos, estão títulos de autores consagrados como: ‘O Alienista’, de Machado de Assis, ‘Toda Nudez Será Castigada’, de Nelson Rodrigues, ‘A Coleira do Cão’, de Rubem Fonseca, ‘A Linguagem Secreta do Cinema’, de Jean-Claude Carriére, ‘Trabalhos de Amor Perdido’, de Willian Shakespeare e ‘Minha Formação’, de Joaquim Nabuco. O projeto também aceita doações de livros, que podem ser entregues diretamente no Firula’s.

Serviço – O projeto ‘Firula’s Cultural’ acontece np café, que fica na rua Euclides da Cunha 1102, onde o atendimento acontece das 9h às 21 (segunda à sábado) e das 15h às 21h (domingos). Confira também o menu do Firulla’s. Outras informações pelo (67) 3326-8691.

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas