Bares oferecem comida, bebida e música alusiva ao santo ‘gringo’

 

Irlanda pantaneira: 'Dia de São Patrício' terá cinco comemorações na CapitalO Dia de São Patrício, padroeiro dos Irlandeses, por alguma razão parece ter caído no gosto dos campo-grandenses. Tanto é que hoje, quando se comemora a data, vários bares de Campo Grande realizam ações voltadas para hábitos e para a cultura irlandesa, principalmente ligada à produção de cervejas e chopps especiais. Quem começou a realizar a festa na Capital com intuito de renovar o cardápio, incluindo pratos típicos da Irlanda, foi o Bar Mercearia. “A gente já faz o Dia de São Patrício desde 2009 e sempre é muito bacana”, revela a proprietária e chef do bar Fernanda Buono. 

Segundo ela, a ideia surgiu a partir de um amigo dos donos do bar. “Foi por influência de um amigo nosso que conhece muito sobre essa questão da cultura cervejeira. Desde então temos realizado todos os anos e os campo-grandenses pedem pela data pois vêem isso como novidade. Para nós agrega mais cultura mundial, traz a cultura de outro país para cá”, enaltece Fernanda. 

Além do chopp tingido de verde, o menu do Dia de São Patrício também é renovado, e segundo a chef, só é oferecido naquela data. Inclui peixe frito empanado em uma massa à base de cerveja, fritas, salmão com purê irlandês de repolho e batatas, brownie com avelãs e sorvete de pistache, entre outras opções. A entrada do público é franca e também haverá apresentação musical com a banda de música “irish” Dublin Rovers. 

Comida especial, como o filé com fritas irlandês, também é um dos focos da festa / Foto: Mercearia Bar/Divulgação

 

Outros estabelecimentos também trazem a festa de São Patrício para o pantanal. Na cervejaria Mestre Cervejeiro, cervejas com preços em conta será o grande atrativo, e a parte da comida fica por conta de foodtrucks. Já no Jack Music Pub, quem se vestir de verde ganha descontos na comida e bebida, além de poder apreciar algumas cervejas especiais. O espaço Saloon Old Fest promove uma ação voltada para premiar bandas musicais do estilo com R$ 20 mil, além de uma premiação de R$ 500 para a melhor fantasia irlandesa. Por fim, no domingo (20), ainda em clima de São Patrício, o Blues Bar MS traz show com a Dublin Rovers. 

SERVIÇO – O Bar Mercearia fica na rua 15 de Novembro, 1064. O Bar Mestre Cervejeiro se localiza na Rua Bahia, 574, no Centro. O Jack Music Pub fica 15 de Novembro, 2098, e o Blues Bar MS na mesma rua, no número 1186. Por fim, o Saloon fica localizado na rua Jornalista Belisário Lima, 345.