Peça fica em cartaz de hoje até domingo

Entra em cartaz nesta sexta-feira o espetáculo Autópsia, da cia. de Grupo Sutil Arte, que traz fragmentos de espetáculos do dramaturgo paulista Plínio Marcos, conhecido por explorar segmentos sociais marginalizados em suas obras. Por isso mesmo, a montagem brasiliense recebe o nome ‘Autópsia', porque se propõe, por meio dos fragmentos de Plínio Marcos, a dissecar o lado mais visceral do ser humano, como fez o autor na década de 1970.

A adaptação traz fragmentos e releituras de cinco clássicos do ‘autor maldito' – ‘Navalha na Carne', ‘Querô: Uma Reportagem Maldita', ‘Dois Perdidos numa Noite Suja', ‘Abajur Lilás' e ‘Quando as Máquinas Páram'. Os fragmentos foram distribuidos em dois atos independentes, mas que na completude buscam dialogar com o expectador o universo marginal de décadas atrás.

A montagem é a reação de uma produção surgida em 2011, na Faculdade de Artes Dulcina de Morais, que recebeu coordenação de Jonathan Andrade, diretor do espetáculo. Tornou-se, com o tempo, a oportunidade de discutir liberdade, opressão e a violência no contexto da essẽncia humana – o tripé da proposta do espetáculo.

“É a possibilidade de discutir questões por vozes que são ignoradas pela sociedade. Acima de qualquer coisa, Autópsia fala de humanidade, afeto e princípio de tolerância. É um assunto contemporâneo a qualquer tempo. Hoje, por exemplo, vivemos um momento de crise, com aumento do desemprego e aflição. São personagens que quando a gente esmiúça, caem na própria sala de casa e muito próximo da gente”.

Com mais de 4 mil expectadores, ‘Autópsia' foi considerada a melhor montagem  de Brasília no ano de 2014 e agora segue por cidades do Brasil. Aclamado pela crítica, terá temporada gratuita no teatro Sesc Horto, em curta temporada, até este domingo.

Serviço  – Apresentações dias 29, 30 e 31 de janeiro, no Teatro Prosa do Sesc Horto, sendo às 19 horas o primeiro ato e às 21 horas o Ato II. A entrada é franca e os convites devem ser retirados no Sesc Morada dos Baís a partir do dia 28/01. A classificação indicativa é 18 anos. Outras informações sobre o espetáculo www.espetaculoautopsia.com.br