Obra relata misteriosas histórias da infância do autor

 

Histórias ou estórias de terror? A veracidade dos relatos de lobisomens, fantasmas, bruxas e outros personagens ficará a critério de cada leitor, mas os contos de terror reunidos pelo autor Cesar Christian Ferreira dos Santos estão agora registrados no livro ‘Histórias ou Estórias de Terror? Contos de uma Família Aquidauanense', que será lançado nesta sexta-feira (12), às 19h30, no Fran's Café.

Com coletânea de contos de terror, livro quer preservar memórias de MS“O objetivo do livro foi tirar essas narrativas da oralidade, para que não se percam com o passar das gerações. Esta é minha maior preocupação, preservar nossas origens”, explica o autor.

O livro é dividido em duas partes. A primeira reúne situações que teriam sido vivenciadas por familiares do autor, cujas identidades foram preservadas, e a segunda parte é composta por lendas que se tornaram famosas na cidade de Aquidauana, como o lobisomem que faria aparições no bairro Guanandy, a maldição dos porcos e a praga das serpentes. “As pessoas escrevem pouco sobre Aquidauana, pelo seu tempo de história e importância no Estado, espero que o livro ajude a elevar o nome da cidade e incentive outros autores a escreverem sobre ela”, comenta o autor.

Cesar dos Santos, autor do livro (Divulgação/Raquel de Souza)Dentre as criaturas que figuram nos acontecimentos relatados no livro, lobisomens, assombrações, espíritos, bruxas e sacis, que metiam medo nos netos de dona Edelmira, matriarca da família de Cesar, e em crianças de todo o Brasil, especialmente do interior. “A partir do momento que as pessoas vêm pra cidade as estórias começam a mudar, surgem as lendas urbanas, mas não podemos esquecer das tradições, de quem nós somos”, afirma Cesar. Quanto à dúvida que dá nome ao livro, o autor mantém o mistério. “Uns acreditam, outros não, esse é o charme da obra, brincar com a superstição das pessoas”, finaliza.

Cesar Christian Ferreira dos Santos é natural de Aquidauana (MS), militar do Exército Brasileiro e professor de língua portuguesa em diversos colégios de . Formou-se na Escola de Sargentos das Armas, em Letras e Literatura pela UNIGRAN e em Docência no Ensino Superior pela UNIASSELVI, e atualmente cursa o Mestrado Acadêmico em Letras da UEMS.

Serviço – O lançamento do livro ‘Histórias ou Estórias de Terror? Contos de uma Família Aquidauanense', do autor Cesar Christian Ferreira dos Santos, acontece nesta sexta-feira (12), às 19h30 no Fran's Café (Rua Marechal Rondon, 2453). Na ocasião, o livro será vendido por R$ 20.

(Com informações da assessoria)