Concurso foi realizado pela fanpage ‘ Os Quintais de Maria'

 

 

Ela é fã dos livros de Mia Couto, de Pablo Neruda, de Manoel de Barros. Tem ouvido apurado para música e vê nas poesias e em Maria Bethânia mais duas razões para alegrar qualquer dia. Além disso, Raquel Anderson, poetisa há apenas um ano, também é o que pode se chamar de fã ‘número 1' de Bethânia. Por isso mesmo tanta alegria e celebração após receber a notícia que um de seus poemas, ‘Menina de Trancinha', foi um dos selecionados para integrar uma obra especial em comemoração aos 70 anos da cantora baiana.

Para Anderson, Bethânia é, além de maior intérprete da MPB, a melhor declamadora de poesias da atualidade. “Ela tem emoção na voz, ela interpreta a emoção dos versos. Não é a toa que toca tanta gente”, afirma.

Junho, a propósito, é o ‘mês de Maria', em ocasião das efemérides da cantora – tanto seu aniversário de 70 anos como os 51 anos de carreira. O concurso de poesias que venceu foi organizado pela fanpage ‘Os Quintais de Maria', uma das mais significantes organizada pelos fã – quase uma marca – e que reúne conteúdo sobre a cantora. ‘Menina de Trancinha' fará parte da obra ‘ de Maria', a ser lançado em homenagem à trajetória artística da cantora. “Para mim é um reconhecimento muito grande, porque escrevo poesias há pouco tempo e a finalidade deste livro é algo muito nobre, muito grande”, relata.

Após concurso, fã 'número 1' de Bethânia em MS terá poesia publicada em livroPoesia do Pantanal

A poetisa, que é formada em história, narra que ficou conhecendo o concurso pela internet. “Eu costumo procurar muitos conteúdos sobre artes, música, literatura e me deparei com esse concurso. Tive que adaptar minha participação para o formato de poesia, pois era uma crônica, inicialmente. E ela foi escrita pensando na declamação de Maria Bethânia, foi feita para ela. E é uma notícia que não cabe em mim de tão feliz que fiquei”, conta.

A poesia, segundo a autora, retrata sua infância no Pantanal sul-mato-grossense, quando morava em Aquidauana. “Esta é mais uma razão para tanta alegria, porque vou levar meu Estado para o país, vou representar Mato Grosso do Sul e suas riquezas. É uma honra muito grande”.

Para conhecer o inteiro teor da poesia selecionada, entretanto, é preciso aguardar até a publicação do livro, prevista para setembro deste ano, já que o contrato pede exclusividade. “Também vou lançar meu primeiro livro em breve, sobre a cultura da região do Pantanal sul-mato-grossense. Terei um segundo semestre movimentado e realizador”, concluiu.