Produções audiovisuais apresentam e debatem a violência de gênero

 

 

Para celebrar os 10 anos da sanção da Lei Maria da Penha, o principal mecanismo legal de defesa de mulheres em situação de vulnerabilidade, o MidiaMAIS traz uma lista com 5 documentários e programas que abordam de forma adequada a questão da violência de gênero, além de histórias de vida de mulheres que superaram esta condição.

Todas as produções estão em formato completo, no Youtube, e são de visualização gratuita. Uma lista para compartilhar com todas e todos que defendem e lutam o fim de agressões de todos os tipos contra mulheres. Confira.

 

1. Silêncio das Inocentes

O documentário ‘Silêncio das Inocentes’ mostra como se processa no Brasil a aplicação da Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, considerada uma das três leis mais completas do mundo na defesa de mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

2. Em Família – Violência contra a Mulher

Este vídeo do programa ‘Em Família’, do Canal Saúde, mantido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) fala sobre a violência contra a mulher em suas várias modalidades, desde as agressões físicas à psicológica, além de temas como o assédio, maternidade sem apoio, entre outros.

 

3. Diálogos: Violência contra a mulher

Neste vídeo produzido pela UbNTV, a juíza Fabriziane Figueiredo, titular do Juizado de Violência Domestica e Familiar Contra a Mulher do Riacho Fundo/DF fala sobre a questão da violência contra a mulher e os procedimentos adotados para enfrentar a situação.

 

4. Nega

O filme conta a história de vida de uma mulher, usuária do Serviço de Proteção e Atendimento à mulher vítima de violência domestica e familiar do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS) do município de Presidente Prudente (SP). Pobre e negra viveu o avesso da vida por mais de 30 anos, filha, neta, enteada e esposa de violentos agressores, conseguiu superar toda uma vida de miséria e violência, através do acompanhamento especializado e em Rede desenvolvido pelos atores da Rede socioassitencial do município. O documentário aborda de forma clara e precisa a complexidade do atendimento à mulher em situação de violência e as possibilidades do atendimento através das Redes.

 

5. Maria – A história das mulheres no Brasil

Um documentário contextualiza, através de histórias de vida de diferentes mulheres, o cenário político, econômico e social feminino no Brasil. Todas tem algo em comum, o nome Maria.