Sem photoshop, fotógrafo realiza mostra de fotos surreais em exposição no dia 30

Everson Tavares é sul-mato-grossense, jornalista e fotógrafo por amor
| 23/07/2015
- 13:09
Sem photoshop, fotógrafo realiza mostra de fotos surreais em exposição no dia 30

Everson Tavares é sul-mato-grossense, jornalista e fotógrafo por amor

Aos 24 anos, o sul-mato-grossense Everson Tavares inaugura mais uma exposição de seus belos registros ‘mundo’ afora. Formado em jornalismo, Everson disse ao MidiaMAIS, que sonhava em ser aquele romântico repórter de rua, do jornal impresso, mas encontrou na fotografia, um meio de contar belas histórias só que, através de imagens.

“A fotografia ampliou muito meus horizontes, mas eu nunca pensei que sou mais jornalista do que fotógrafo porque penso que são coisas muito próximas… O que eu gosto mesmo é de contar histórias. Esse aspecto é bem marcante na minha formação de jornalista e acho que é o diferencial da minha fotografia”, explica Tavares ressaltando sua opção de não curtir o belo pelo belo.

A veia artística que Everson encontrou na fotografia não poderia ter referencia melhor, seu pai. “Ahh… meu pai tinha uma daquelas Kodak’s gigantes e eu brincava de tirar fotos desde pequeno, mas o primeiro filme mesmo, comprei aos 12 e meu pai pagou a revelação – o que era uma fortuna na época e das 36 poses salvaram-se poucas”, lembra.

Depois de seu pai, que sempre foi um entusiasta da fotografia, Everson disse que se tiver que achar um culpado, por ele estar neste meio, este tem nome e sobrenome: Peter Parker – personagem do Homem Aranha. “Ele é sem dúvida a primeira referência que eu tinha de fotógrafo, leio os quadrinhos desde muito pequeno e achava fascinante…. pra mim sempre pareceu muito cool ser fotógrafo…especialmente se pudesse subir em prédios pra achar o melhor ângulo”, analisa.

Diferente de Parker, o fotógrafo já se realizou subindo em prédios para registrar uma bela foto e quando o questionei sobre encontrar o melhor ângulo, Everson filosofa: “Já achei sim! Fico feliz por isso. Mas pra parafrasear o famoso Cartier-Bresson: o melhor ângulo é sempre o que a gente vai buscar amanhã”.

‘Duplas Exposições: dois lados da mesma história’

Um olho no meio de uma mão ou uma árvore na face de uma mulher e até formas geométricas fazem sombra a uma imagem. As fotos de Everson são do estilo surreais, mas que transmitem uma identidade. Pudera, ele além das duas funções – jornalista e fotógrafo também atua como blogueiro e diga-se de passagem, manda super bem no que escreve em seu blog

Para a exposição, que será realizada no Fran’s Café no dia 30 de julho, o fotógrafo separou cerca de 18 peças de seu trabalho. As fotos reservadas fazem parte de uma série que começou com o nome [sem photoshop], onde Everson usava experimentos de técnicas de dupla exposição, vindo a se tornar a ‘Duplas Exposições: dois lados da mesma história’.Sem photoshop, fotógrafo realiza mostra de fotos surreais em exposição no dia 30

“A princípio era uma série sobre Campo Grande e as pessoas que vivem na cidade, depois foi ampliando a abrangência quando viajei para Belém do Pará e Bento Gonçalves (RS)…hoje em dia a série tem várias microsséries dentro dela: como Mãos, Yoga e Amores Internos (essa eu comecei por inspiração do Café do Fran’s)”, pontua.

Na exposição, o público que conferir, irá encontrar fotos em alta com esta técnica que, segundo Everson, faz parte de um processo in-camera. “Lembra quando a máquina analógica travava sem querer e você fotografava em cima do filme duas vezes? É exatamente isso só que de propósito”, explica Tavares que fotografa primeiro a silhueta da pessoa e em seguida busca algo pra preencher, tido uma vista da cidade ou um ipê florido e, pasme, o resultado da foto sai na hora.

A abertura da exposição tem agendamento previsto para as 19 horas e a mostra fica em circulação até 10 de agosto. O Fran’s Café fica na Rua Marechal Rondon, nº 2.453 – Centro. A entrada é gratuita.

 

Veja também

Monark disse que não seria amigo de acusado por pedofilia, mas não caracteriza como criminoso pedófilo que guarda material pornográfico

Últimas notícias