Segredo dos pães e bolos da vovó é garantia de sucesso nas vendas
Principal diferança dos alimentos de hoje, para os daquele tempo, é o uso de temperos naturais.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Principal diferança dos alimentos de hoje, para os daquele tempo, é o uso de temperos naturais.
Os segredos e os sabores dos pães e bolos da vovó já não são tão segredos assim. O jeito antigo de fazer a massa, o uso de produtos com menos química são pequenas coisas que fazem diferença no gosto dos alimentos e podem garantir sucesso nas vendas, ensina a nutricionista e professora Ocalícia Tiago Campos, de 62 anos.
Conhecida como Cacá, a instrutora do curso de Produção de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS), ensina essa e outras dicas que não apenas garantem sabor como a venda dos alimentos que têm um gostinho para lá de especial.
Cacá diz que o grande diferencial dos alimentos de hoje, para os daquele tempo, é o uso de temperos naturais. O que quase não se faz hoje. “Antes era tudo feito na hora. A maioria dos produtos eram produzidos em casa. Até o fermento era caseiro”, diz.
Ela diz que no curso eles procuram usar tudo o mais caseiro possível, com exceção do fermento, que demora muitos dias para ficar pronto. “A gente não usa por causa do tempo que leva para ficar pronto. Mas é outro sabor. Outro detalhe é a qualidade dos produtos. Quer fazer coisa boa, que todo mundo vai querer, invista na qualidade. Antigamente se usava manteiga, não margarina, e é assim que deve ser na culinária”, cita.
Na hora de fazer biscoitinhos de nata, por exemplo, ela diz que o produto in natura, sem processo de industrialização, dá um sabor irresistível ao alimento. “Fica muito gostoso, derrete. É muito diferente”, salienta.
Ex-aluna do curso, Ana Regina Tritsth, de 50 anos, conta que as dicas não só mudaram o jeito de cozinhar em casa como estão gerando renda.
Moradora de Bodoquena, cidade a 270 quilômetros de Campo Grande, Ana Regina diz que depois que fez o curso se arriscou a preparar as guloseimas para vender. “Eu estou produzindo para vender. Vendo na feira, faço por encomenda. Faço pão, cueca virada, biscoito. Eu já sabia fazer, aprimorei. E as vendas são garantidas”, diz.
Para Ana, o segredo é o gostinho caseiro, que deixa o alimento bem mais gostoso. “Eu acho que as pessoas estão valorizando bastante o jeito antigo, mais natural. Hoje tudo é muito químico. E por ser do tempo da vovó faz sucesso”, diz.
Ana ainda conta que com as vendas, agora ajuda o marido em casa e a vida melhorou. “Ajuda muito. Dá para ganhar um salário com as vendas. Antes era só o salário do marido. Deu para melhorar muito a vida em casa”, afirma.
O curso
Durante as 24 horas de capacitação são produzidos pão caseiro integral e de batata, salgados como esfirra, bolos, cucas, bolachas e biscoitos de polvilho e nata. “A princípio, o foco do curso é produzir de maneira artesanal para a família, mas nós exploramos a oportunidade de comercialização”, ressalta Ocalícia ao afirmar que o rendimento de um pão, bolo, biscoito ou salgado artesanal é três vezes superior ao custo de produção.
Para saber em quais cidades o curso acontece por esses dias acesse www.senarms.org.br ou ligue no 3320-9700. O Sindicato Rural dos municípios também tem informação.
Receita de fermento biológico caseiro
1 litro de água morna (temperatura de mamadeira)
7 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa (rasa) de sal
Como fazer?
Mistura tudo e põe em um vidro na geladeira por 8 dias. No 8º dia será necessário fazer uma reforma. Para isso, coloque o ‘mingau’ em uma bacia e acrescente 500 ml de água morna, 5 colheres de sopa de trigo e 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher (rasa) de sal. Misture tudo e deixe dobrar de volume (vai virar uma espuma). Devolva no vidro a mesma quantidade inicial e a segunda parte faça o pão. Coloque na geladeira e se for usar novamente faça nova reforma.
*Para 1 kg de farinha é usado mais ou menos 500 ml desse fermento.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.