Os enfeites natalinos por toda parte já anunciam o fim do ano

Elas, definitivamente, anunciam o fim do ano. Se para você 2015 começou ontem, pare, dê uma circulada pela cidade e repare que as lojas de decoração já estão repletas de artigos natalinos. Guirlandas, árvores, bonecos e pisca-piscas já ‘cospem' o fim de mais um ano na cara dos desavisados transeuntes. 

“É inacreditável! Parece que comi ontem a ceia de e nem perdi peso ainda”, diz a empregada doméstica Roseli Siqueira, 43 anos, que planejou perder 12 quilos neste ano. “Não consegui ainda, mas dá tempo”, brinca. Juliana Corsini Bastos, 27, também tem a sensação de que “cochilou e acordou no fim de 2015”. “Ainda bem que está acabando, este ano foi muito complicado para todo mundo”, afirma a estudante.

 

Mas nem todos se espantam com a velocidade com que o vermelho e branco do papai noel voltou à tona. Para quem trabalha com isso há mais de 20 anos, a chegada antecipada do Natal não é novidade. “Para a gente isso é bem natural. Muitos meses antes já começamos a pensar na data”, explica Jô Maria, vendedora da loja Koch Presentes.

Mais de 70% do estoque de produtos natalinos já chegou à loja, mas como explica Daniel Kochi, a programação começa muito antes. “Nossos pedidos são feitos em maio. Os produtos vão chegando aos poucos, mas o ideal é que no fim de setembro já esteja tudo na loja”, disse.

Júlio César Diniz decora sua casa todos os anos e para este, já está tudo pronto. “Vamos começar agora na segunda quinzena de outubro. Já estamos com todos os enfeites prontos”, diz o arquiteto. Ana Rondon, decoradora há mais de 30 anos, explica que a partir de setembro sua agenda fica lotada.

(Marithê Lopes)

“As pessoas gostam muito do Natal é uma data chave para decoração. Tanto homens quanto mulheres investem muito”, conta Ana que tem shoppings, restaurantes e lojas como clientes. “Para clientes maiores a organização começa ainda mais cedo. Eles têm um cronograma específico”, explica.

Na loja de Ana, o Armazém Santa Graça, os produtos também já chegaram. “As peças estão todas na loja e agora estamos trabalhando na decoração e na montagem deles no espaço. Mesmo com pouca coisa exposta ainda, os clientes estão procurando bastante.”

 

Simbolismo

Apesar dos apressadinhos de plantão, segundo a tradição católica, a árvore de natal pode ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.