Projeto do Criança Esperança em MS lança exposição de fotos feitas por jovens carentes
Além da fotografia, projeto oferece oficinas de comunicação a comunidade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além da fotografia, projeto oferece oficinas de comunicação a comunidade
A partir desse sábado (15), uma exposição de fotografias vai mostrar o olhar de trinta jovens da periferia de Campo Grande. Os alunos têm idades entre 12 e 19 anos e fazem parte do projeto TV Tekotee, que oferece gratuitamente oficinas de fotografia e TV para jovens em situação de risco.
Além das fotos, os jovens também produziram textos na aula de leitura, interpretação e produção textual. O coordenador do projeto TV Tekotee, Victor Hugo Morelo, explica que as atividades fazem parte do primeiro módulo do curso, que teve duração de três meses. “As imagens foram tiradas em exercícios de fotografia com modelos e durante uma visita ao Mercado Municipal e ao Posto de Assistência da Aldeia Indígena Urbana Água Bonita, quando os alunos puderam praticar o fotojornalismo”, comenta Victor.
O projeto de TV comunitária TV Tekotee foi aprovado na 29ª edição do Criança Esperança, uma campanha da Rede Globo com a Unesco. Tekotee na língua tupi-guarani significa “cultura”. O projeto prevê a criação de uma rede de TV comunitária, com o intuito de capacitar jovens da região periférica do Complexo Aero Rancho, para atuarem dentro do município, como agentes de comunicação social e multiplicadores de informações.
Graças aos recursos recebidos pelo Criança Esperança, em 2015, foi possível custear despesas com a equipe de professores do projeto e comprar os equipamentos para a instalação de um estúdio de fotografia e TV para atender os alunos. A inauguração do estúdio será no sábado, juntamente com o lançamento da exposição de fotos e textos.
Inscrições abertas
O projeto TV Tekotee está com inscrições abertas para novos alunos. Os jovens aprendem técnicas básicas de fotografia e produção audiovisual, com profissionais da área. As atividades oferecidas são: Oficina de leitura e interpretação, oficina de direção; oficina de redação; oficina de edição de vídeo e imagens, oficina de iluminação, oficina de operação de câmera, oficina de fotografia e montagem do estúdio.
As aulas são as terças, quintas e sábados, das 14h às 17h30 e seguem até dezembro. Não é preciso ter câmera para participar, nem ter experiência na área. Os jovens devem ter entre 12 e 18 anos e estar matriculados ou, para quem finalizou os estudos, apresentar o Modelo 19.
O projeto TV Tekotee é realizado pela Obra Social Francisco Thiesen, criada em 1996 com a missão de contribuir com a formação do homem de bem, usando todos os recursos da educação integral do ser humano. Atua na periferia de Campo Grande, no complexo Aero Rancho, com população de aproximadamente 80 mil habitantes que abrange várias etnias indígenas e, ainda, imigrantes paraguaios e bolivianos, acolhendo todas as famílias em situação de vulnerabilidade social e universalizando os direitos.
A sede das Obras Sociais Francisco Thiesen fica na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, nº 565 – Jardim das Hortências III (próximo ao bairro Aero Rancho).
Veja mais fotos que estarão na exposição:
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.